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0121/2015 - Uma Análise Da Prevenção Do Câncer De Mama No Brasil
Uma Análise Da Prevenção Do Câncer De Mama No Brasil

Autor:

• Juliana Dantas Rodrigues - Rodrigues, Juliana Dantas - UFPB, Economia - <julianadantas07@gmail.com> +

Coautor(es):

• Mércia Santos Cruz - Cruz, Mércia Santos - Universidade Federal da Paraíba, Economia - <mercia_sc@hotmail.com>

• Adriano Nascimento Paixão - Paixão, Adriano Nascimento - Universidade Federal da Paraíba, Economia - <anpaixao@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2717-3716


Área Temática:

Ciências Sociais

Resumo:

A presente pesquisa visa estudar as inter-relações entre a prevenção do câncer de mama e os fatores socioeconômicos, demográficos, comportamentais, regionais e de saúde na determinação da busca por prevenção via realização de mamografias e exames de mama no Brasil. A partir das informações do suplemento de saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2008 foi construída uma amostra que contempla apenas mulheres com mais de 40 anos de idade. Fazendo uso da estimação de um modelo logit ordenado de chances proporcionais parciais, os principais resultados são os seguintes: i) melhores condições socioeconômicas, residir nas regiões mais desenvolvidas do país, uma composição familiar com filhos, apresentar uma boa auto-avaliação da própria saúde e já ter sido diagnosticada com algum tipo de câncer, desenham o perfil da mulher que mais se previne contra o câncer de mama, tanto em relação à procura por mamografia, como em relação a uma maior demanda por exame de mamas realizado por médico ou enfermeiro e; ii) grande parte das entrevistadas realizaram os exames em questão há pelo menos um ano, ou nunca passaram por tais procedimentos. Portanto, recomendam-se políticas que visem à execução de ações de promoção a saúde da mulher através da prevenção do câncer de mama.

Palavras-chave:

Câncer de mama Prevenção Aspectos econômicos Logit ordenado

Abstract:

This research aims to study the interrelationships between the prevention of breast cancer and the factors, socioeconomic, demographic, behavioral, regional and of health in determining the temporal frequency of the search for prevention by performing mammograms and breast exams in Brazil. From the information of the suplemento de saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios of 2008 a sample that includes only women over age 40 was built. For meeting the proposed goal, makes use of the estimation of the ordered logit model of partial proportional odds, that indicated as main results, the following: i) better socioeconomic status, living in the more developed regions of the country, composition of a family that includes children, present a good self-assessment of their health and have been diagnosed with some type of cancer, drawing woman‘s profile that best prevents against breast cancer, both in relation to the demand for mammography, as compared to a greater demand for breast exam performed by a doctor or nurse and; ii) the results also point to the fact that most of the interviewees made the tests in question for at least one year, or never undergone such procedures. So, are recommended policies aimed at implementing actions to promote women‘s health through the prevention of breast cancer.

Keywords:

Breast cancer Prevention Economic aspects Ordered logit

Conteúdo:

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Como

Citar

Rodrigues, Juliana Dantas, Cruz, Mércia Santos, Paixão, Adriano Nascimento. Uma Análise Da Prevenção Do Câncer De Mama No Brasil. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2015/jul). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/uma-analise-da-prevencao-do-cancer-de-mama-no-brasil/15189?id=15189

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