EN PT

Artigos

0326/2022 - VALIDAÇÃO DE BRINQUEDO TERAPÊUTICO SOBRE CATETERISMO CARDÍACO
VALIDATION OF THERAPEUTIC PLAY ABOUT CARDIAC CATHETERIZATION

Autor:

• Rosalia Daniela Medeiros da Silva Koury - Koury, R.D.M.S. - <rosaliamedeiroskoury@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2403-1210

Coautor(es):

• Estela Maria Leite Meirelles Monteiro - Monteiro, E.M.L.M - <estela.monteiro@ufpe.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5736-0133

• Luciane Soares de Lima - LIMA, L.S.de - <luciane.l.wanderley@gmail.com>



Resumo:

Este trabalho visou validar um brinquedo e história como tecnologia educacional direcionada à orientação de crianças que serão submetidas ao cateterismo cardíaco. A validação de conteúdo foi realizada por 23 juízes especialistas (contadores de história, educadoras infantis, enfermeiros, médicos, psicóloga, psicopedagogas e terapeutas ocupacionais) através da utilização de formulário considerando os domínios: objetivos, estrutura e apresentação além de relevância. Os dados quantitativos foram analisados por intermédio do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e adotado o ponto de corte 0,80. Os dados qualitativos foram submetidos à análise temática de conteúdo. O brinquedo é composto por bonecos representativos da criança, equipe de saúde e responsável, miniatura de angiógrafo e de aparelho de anestesia e objetos de uso hospitalar para indução anestésica e punção venosa. A história aborda de forma lúdica a estrutura física da sala de Hemodinâmica e todas as etapas que compreendem o pré, trans e pós-cateterismo cardíaco. A tecnologia foi validada pelos juízes com um IVC total de 0,95. O brinquedo e a história validados constituem um diálogo entre saúde, educação e arte que poderá contribuir para uma assistência integral e humanizada à criança.

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Jogos e brinquedos, Cateterismo cardíaco

Abstract:

This work aimed to validate a toy and a story as an educational technology directed to orienting children that will be submitted to cardiac catheterization. Content validation was done by 23 expert judges (storytellers, child educators, nurses, medics, psychologist, psychopedagogue and occupational therapists) by using a form considering the following domains: goals, structure and presentation, and relevance. Quantitative data was analyzed through the Content Validation Index (CVI) and a cutoff of 0,80 was adopted. Qualitative data was submitted to thematic content analysis. The toy is composed of: dolls representing the child, the healthcare team, and the person
responsible for the child, prototypes of the angiography equipment and the anesthesia equipment, and objects used in hospital for anesthetic induction and venous puncture. The story approaches the physical structure of the Hemodynamics room and all steps comprising pre, trans and post-cardiac catheterization in a playful way. The technology was validated by the judges with a total CVI od 0,95. The validated toy and story constitute a dialog between health, education and art that might contribute to integral and humanized care to the child.

Keywords:

Educational technology, Play and Playthings, Cardiac Catheterization, Pediatrics.

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Koury, R.D.M.S., Monteiro, E.M.L.M, LIMA, L.S.de. VALIDAÇÃO DE BRINQUEDO TERAPÊUTICO SOBRE CATETERISMO CARDÍACO. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/Nov). [Citado em 07/07/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/validacao-de-brinquedo-terapeutico-sobre-cateterismo-cardiaco/18582?id=18582

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio