EN PT

Chamadas Públicas

Normas e diretrizes para elaboração de um número temático

Orientações para organização de números temáticos (Somente para editores organizadores de edições temáticas)

Recomendamos ler atentamente as normas e confirmar que seu artigo respeita os itens dispostos nas normas com destaque para o item Nota sobre Política Editorial.


Orientações para números temáticos Directrices para de las cuestiones temáticas Guidelines for thematic issues


1. A marca da Revista Ciência & Saúde Coletiva dentro da diversidade de Periódicos da área é o seu foco temático

1. A marca da Revista Ciência & Saúde Coletiva dentro da diversidade de Periódicos da área é o seu foco temático, segundo o propósito da ABRASCO de promover, aprofundar e socializar discussões acadêmicas e debates interpares sobre assuntos considerados importantes e relevantes, acompanhando o desenvolvimento histórico da saúde pública do país.

 

2. Modalidades de Números Temáticos:

2.1. Por Termo de Referência a convite da Editoria da Revista - enviado por professores/pesquisadores da área de saúde coletiva (espontaneamente ou sugerido pelos editores-chefes) quando consideram relevante o aprofundamento de determinado assunto.

2.2. Por Termo de Referência fechado - enviado por coordenadores de pesquisa inédita e abrangente, relevante para a área, sobre resultados apresentados em forma de artigos, dentro dos moldes já descritos. Nessas duas primeiras modalidades, o Termo de Referência é avaliado em seu mérito científico e relevância pelos Editores Associados da Revista.

2.3. Por Chamada Pública anunciada na página da Revista, e sob a coordenação de Editores Convidados. Nesse caso, os Editores Convidados acumulam a tarefa de selecionar os artigos conforme o escopo, para serem julgados em seu mérito por pareceristas. Os artigos para essa modalidade só serão aceitos os enviados no e-mail informado na chamada.

Maiores informações no site da Revista em: https://cienciaesaudecoletiva.com.br/chamada-publica

2.4. Por Organização Interna dos próprios Editores-chefes, reunindo sob um título pertinente, artigos de livre demanda, dentro dos critérios já descritos.

 

3. O que uma proposta de número temático deve conter?

No conteúdo:
  • Artigos inéditos sobre o assunto temático em seus mais diferentes aspectos, devendo ser quase todos ou na totalidade, frutos de pesquisa. E algum texto de opinião que contemple o livre pensar de alguém importante da área e que tem domínio intelectual sobre o tema, o que pode ser substituído por uma entrevista com uma pessoa de referência no assunto. Uma ou duas resenhas.
  • Deve incluir pesquisadores de instituições diferentes (se possível, também colegas de outros países que trabalham com o mesmo tema). Aceitam-se artigos, além de em português, em espanhol, inglês e francês.
  • Um mesmo autor não pode ter seu nome incluído em mais de três artigos.
Na forma
  • Título (ainda que provisório) da proposta do número temático;
  • Nome ou nomes dos proponentes.
  • Justificativa resumida em um ou dois parágrafos contendo o tema, os objetivos da proposta, seu contexto, significado, originalidade e relevância para a Saúde Coletiva.
  • Listagem dos dez (no máximo 15) artigos propostos já com possíveis títulos e nomes dos possíveis autores que serão convidados.
  • Proposta de texto de opinião ou de entrevista com alguém que tenha relevância na discussão do assunto;
  • Proposta de uma ou duas resenhas de livros que tratem do tema.
  • O Editorial também é responsabilidade dos proponentes.

 

Atenção: Para acessar submissão de artigos na Revista, que não sejam artigos de chamada pública, clique aqui.

 



Realização



Patrocínio