EN PT

Novidades

A Lei Maria da Penha

Publicada em 13/08/2021 | Novidades


A Lei Maria da Penha completou 15 anos no último sábado (7/8), lei que pune violência doméstica e familiar à mulher. Por isso, o artigo sugerido do dia analisa a jogabilidade do  jogo de tabuleiro "Violetas: cinema & ação no enfrentamento da violência contra a mulher''. No entanto, o estudo discorre sobre a jogabilidade do Violetas quanto ao entendimento das regras, ao envolvimento das(os) jogadoras(es), à mecânica e ao design do jogo.

Saibam quem são os autores do artigo: Maria Raquel Gomes Maia Pires,Alexandre Nascimento de Almeida, Leila Bernarda Donato Gottems, Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca.

Leio o resumo do artigo:

O jogo de tabuleiro Violetas: cinema & ação no enfrentamento da violência contra a mulher, forjado a partir da priorização das características libertárias do lúdico, ambienta lutas para a conquista da cidadania. O objetivo do artigo foi analisar a jogabilidade do Violetas quanto ao entendimento das regras, ao envolvimento das(os) jogadoras(es), à mecânica e ao design do jogo; e avaliar comparativamente as dimensões da jogabilidade, das emoções e da aprendizagem como expressões da ludicidade. Pesquisa de métodos mistos, em etapas: a) aperfeiçoamento da jogabilidade: oficina com 12 especialistas; testes de usabilidade (33 participantes); análise de conteúdo; b) avaliação da ludicidade: questionários a 78 participantes, teste não paramétrico U de Mann-Whitney para comparação dos grupos de variáveis. Os aspectos da jogabilidade obtiveram graus de concordância elevados entre as/os participantes. As variáveis da jogabilidade assumiram valor igual em relação ao grupo da aprendizagem, ambos significativamente diferentes de um grupo 2, das emoções sentidas na partida. No Violetas, o entrelaçamento da jogabilidade com os componentes formativos da aprendizagem viabilizam a criação de um campo simbólico, desafiador e afetivo em que a imaginação, a interação, a tensão e o interesse das(os) jogadoras(es) se manifestam durante as partidas.

Leia o artigo na íntegra: https://bit.ly/3xEB5pv 


Fonte: https://bit.ly/3xEB5pv 




Realização



Patrocínio