De volta a partir deste mês (agosto/2020), o Ciclo de Palestras do IPPES é um espaço de debate que busca divulgar trabalhos acadêmicos de pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação nas áreas de Ciências Sociais, Comunicação, Educação, Saúde Pública e Segurança Pública de todo o Brasil. São eventos que acontecem mensalmente com o objetivo de discutir os resultados de estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do IPPES e profissionais convidados de instituições acadêmicas, entidades governamentais e sociedade civil. É uma oportunidade ímpar de trocas de ideias e redes de contatos.
Quem desejar participar como ouvinte, pode se inscrever pelo formulário clicando aqui (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8V-4Y4Iwf8B4hqfh-vpVcWaInHAG-JE-WyCb_NuKsq-606w/viewform). As inscrições já estão abertas para assistir ao primeiro encontro do ciclo, que acontecerá no dia 27 de agosto, às 19h. Além disso, nessa nova fase, pesquisadores de todo o país podem se inscrever para expor seus trabalhos. As dissertações ou teses, devem ser de autoria de quem os envia e serão aceitas somente se estiverem concluídas e defendidas. O tema dos estudos deve se enquadrar em pelo menos uma das cinco linhas de pesquisa do IPPES (https://www.ippesbrasil.com.br/laboratorio-de-estudos). É essencial que os textos tenham clareza e qualidade de escrita, além de que obedeçam às normas da ABNT.
NORMAS PARA O ENVIO DOS TRABALHOS:
Os textos devem ser enviados em formato Word e PDF por e-mail para bibliotecadigital@ippesbrasil.com.br, junto com uma carta de apresentação do pesquisador. Nesta carta, ele deverá informar o motivo de sua participação no Ciclo de Palestras, sua formação, área de atuação acadêmica, o título do estudo e o programa de pós-graduação/instituição em que o trabalho foi defendido. O arquivo submetido deverá conter o nome completo do autor e o título do trabalho. Exemplo: SILVA, Maria. “TÍTULO”.
As discussões integram a agenda de pesquisa do Laboratório de Estudos de Violência e Saúde mental (LEVS), do IPPES, que são: Mortes Violentas e Políticas Públicas; Segurança Pública e Saúde Mental; Juventude e Violência(s); Suicídio, Prevenção e Posvenção; e Comunicação e Saúde Mental. O LEVS foi criado com o objetivo de produzir conhecimentos acadêmico e aplicado nas áreas da Violência(s), Saúde Mental e Políticas Públicas. A sua produção é uma referência para o desenvolvimento das atividades do Instituto. Os cursos, a capacitação, o grupo de estudos, as palestras e as ações/programas sociais do IPPES são fomentados pelas informações produzidas e testadas pela nossa equipe interdisciplinar. O LEVS busca também formar uma rede de pesquisadores regionais por meio de cursos e grupos de estudos virtuais.
Acreditamos que reflexões sobre assuntos de impacto social contribuirão não somente para a produção de conhecimento científico, como também para o fomento de políticas públicas de prevenção.
Link:https://www.ippesbrasil.com.br/laboratorio-de-estudos
|