EN PT

Novidades

Editora-chefe e fundadora da revista Ciência & Saúde Coletiva é vacinada contra Covid-19

Publicada em 25/02/2021 | Novidades


Editora-chefe e fundadora da revista Ciência & Saúde Coletiva é vacinada contra Covid-19

“A melhor vacina é a que estiver disponível”, ressaltou Cecília Minayo

 

Cecília Minayo, editora-chefe e fundadora da Revista Ciência & Saúde Coletiva, foi vacinada hoje (25), aos 82 anos, próxima à sua casa, no Museu da República, no Rio de Janeiro, pela equipe de Saúde de referência.

“A vacinação é um pacto pela Saúde Coletiva, um momento de muita felicidade. Esta é a nossa maior esperança contra a pandemia”, afirmou Cecília, pesquisadora emérita da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Emocionada, ela recebeu um buquê de rosas vermelhas de sua neta, a pequena Deborah.

 “A melhor vacina é a que estiver disponível”, ressaltou a pesquisadora, que recebeu sua primeira dose da Coronavac. A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) avalia que “os números totais dos estudos da vacina Oxford e da vacina do Instituto Butantan, ambas importantes para imunizar no Brasil, são muito semelhantes”. Para obter imunidade de rebanho, que só é possível com vacinação, é importante que vacinemos o maior número possível de pessoas, o mais rapidamente.

Maria Cecília de Souza Minayo é formada em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduada em Ciências Sociais pela Universidade de Nova York, mestre em antropologia social também pela UFRJ e doutora em saúde pública pela Fiocruz. Cecília Minayo estuda sobre os efeitos da violência social e foi uma das pioneiras nos estudos sobre a violência na Saúde. Ingressou na Fundação Oswaldo Cruz em 1989 e em 2019 recebeu o título de professora emérita. Presidiu a Abrasco de 1993-1997 e foi primeira representante da área de Saúde Coletiva na CAPES (1992-1996).

 


Fonte: Neyson Freire




Realização



Patrocínio