EN PT

Artigos

0028/2017 - A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde nas Escolas de Saúde Pública: reflexões a partir da prática
The National Policy of Permanent Education in Health in the Public Health Schools: reflections from the practice

Autor:

• Maria Lúcia de Macedo Cardoso - Cardoso, Maria Lúcia de Macedo - Fundacao Oswaldo Cruz, ENSP/RedEscola - <mlucia.cardoso@fiocruz.br>

Coautor(es):

• Rosa Maria Pinheiro de Souza - Souza, Rosa Maria Pinheiro de - Fundacao Oswaldo Cruz, ENSP/RedEscola - <roseiralsouza@gmail.com>

• Delaine Martins Costa - Costa, D. M. - Fundacao Oswaldo Cruz, ENSP - Dpto. Ciências Sociais - <delaine.costa@gmail.com, delaine.costa@ensp.fiocruz.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2222-5676

• Caco Xavier - Xavier, Caco - Fundacao Oswaldo Cruz, ENSP/RedEscola - <cacoxavier@gmail.com>

• Patrícia Pol Costa - Costa, Patrícia Pol - Fundacao Oswaldo Cruz, ENSP/RedEscola - <patpol@globo.com>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

O estudo teve como objetivo analisar aspectos da implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, do Ministério da Saúde, tendo como referência as experiências das Escolas de Saúde Pública. A partir de uma análise das bases conceituais e organizacionais da política, foram realizadas cinco oficinas em escolas situadas em diferentes regiões do país. Os pressupostos metodológicos se orientaram por uma abordagem reflexiva, pautada no diálogo entre a equipe de pesquisa e os participantes das escolas, que partiu da identificação e dos significados das experiências em educação permanente em saúde (EPS), vivenciadas nessas instituições. O estudo aponta que os princípios e valores da EPS foram apropriados nessas escolas e se encontram presentes como prática pedagógica não apenas em instâncias evidentemente educativas, como processos formativos, mas na própria gestão e ações de desenvolvimento institucional, bem como na sua atuação política. Ressalta-se o importante papel desempenhado por essas escolas como co-indutoras da política de Educação Permanente em Saúde no país e sua capacidade de mobilização de diferentes agentes sociais.

Palavras-chave:

Educação Permanente Em Saúde Escola Políticas Públicas

Abstract:

The purpose of this study was to analyze aspects of the implementation of the National Policy of Permanent Education in Health, of the Brazilian Ministry of Health, based on the experiences of the Public Health Schools. Taking into account an analysis of the conceptual and organizational basis of the policy, five workshops were carried out in schools situated in different regions of the country. The methodological premises hinged on a reflexivist approach, based on a dialog between the research team and the school participants, and started from the identification and meaning of the experiences in permanent education in health (PEH) of these institutions. The study shows that the principles and values of the PEH were adequate in these schools, and are employed as pedagogical practice not only in clearly educational situations, as in formative processes, but also in the management and actions of institutional development, as well as in their political action. It should be emphasized the important role played by these schools as co-fosterers of PEH in the country and their capacity of mobilizing different social agents.

Keywords:

Permanent Education In Health School Public Policies

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Cardoso, Maria Lúcia de Macedo, Souza, Rosa Maria Pinheiro de, Costa, D. M., Xavier, Caco, Costa, Patrícia Pol. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde nas Escolas de Saúde Pública: reflexões a partir da prática. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2017/Jan). [Citado em 18/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-politica-nacional-de-educacao-permanente-em-saude-nas-escolas-de-saude-publica-reflexoes-a-partir-da-pratica/16074?id=16074

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio