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0190/2022 - ANÁLISE DA FORMAÇÃO EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE NO BRASIL: PERSPECTIVA DOS EGRESSOS
PROFESSIONAL TRAINING IN HEALTH MULTIPROFESSIONAL RESIDENCY PROGRAMS IN BRAZIL: ANALYSIS FROM GRADUATES PERSPECTIVE

Autor:

• Taiana Brito Menêzes Flor - Flor, T.B.M. - <taiana.flor@ufrn.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5164-8446

Coautor(es):

• Nirond Moura Miranda - Miranda< N.M. - <nirond.mms@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2363-4255

• Pedro Henrique Sette-de-Souza - Sette-de-Souza, P. H. - <pedro.souza@upe.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9119-8435

• Luiz Roberto Augusto Noro - Noro, L. R. A. - <luiz_noro@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8244-0154



Resumo:

Objetivou-se analisar a formação em Programas de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) no Brasil a partir dos egressos de 20 Programas no período de 2015 a 2019. Trata-se de um estudo transversal que analisou as dimensões Abordagem Pedagógica (AP) e Cenários de Educação em Serviço (CES) com escala do tipo Likert. Participaram do estudo 365 egressos de programas instalados em 12 estados da federação. Na dimensão AP (? de Cronbach=0,94) destacaram-se os critérios sobre a concepção ampliada do cuidado e formação pautada em cuidado integral (P50=10), enquanto os com pior desempenho se relacionavam à preceptoria (P50=7). Quanto aos CES (? de Cronbach=0,90), foram reveladas potencialidades para as atividades educativas em grupo (P50=9) e fragilidades para critérios relativos à suficiência de espaço físico nas unidades de saúde (P50=6), participação dos residentes em Conselhos (P50=6) e articulação com Programas de Residência Médica (P50=5). A formação nos PRMAB mostra-se sintonizada com os atuais paradigmas da atenção à saúde, com ênfase na integralidade e prevenção. Contudo, os Programas carecem de investimento na formação de preceptores e melhoria de fragilidades no âmbito dos cenários de prática.

Palavras-chave:

Educação de Pós-graduação. Internato não médico. Atenção primária à saúde. Formação de recursos humanos.

Abstract:

The objective was to analyze professional training in Brazilian Primary Health Care Multiprofessional Residency Programs (PHCMRP)2015-2019’s graduates20 programs. We developed a cross-sectional study which analyzed the dimensions Pedagogical Approach (PA) and In-Service Education Scenarios (ISES) by rating on a Likert scale. The study was participated by 365 graduatesprograms located in 12 Brazilian states. PA (Croncach’s α coeficiente = 0,94) highlighted criteria about extended care conception and professional training based on comprehensive care (P50=10), although those with worst performance were related to preceptorship (P50=7). Regarding the ISES (Croncach’s α coeficiente = 0,90), potentialities were revealed to educational activities in groups (P50=9) and weaknesses to criteria related to adequacy of physical space in health units (P50=6), residents’ participation on Councils (P50=6) and articulation with Medical Residency Programs (P50=5). Professional training in PHCMRP showed in line with current health care paradigms, emphasizing integrality and prevention. However, Programs need effort on preceptor’s education and improving weaknesses in practical settings.

Keywords:

Education, Graduate. Internship, Nonmedical. Primary Healrh Care. Staff Development.

Conteúdo:

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Citar

Flor, T.B.M., Miranda< N.M., Sette-de-Souza, P. H., Noro, L. R. A.. ANÁLISE DA FORMAÇÃO EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE NO BRASIL: PERSPECTIVA DOS EGRESSOS. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/jul). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/analise-da-formacao-em-programas-de-residencia-multiprofissional-em-saude-no-brasil-perspectiva-dos-egressos/18446?id=18446

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