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0020/2015 - Avaliação de diferentes modalidades de ações preventivas na redução do consumo de substâncias psicotrópicas em estudantes no ambiente escolar: um estudo randomizado
Avaliação de diferentes modalidades de ações preventivas na redução do consumo de substâncias psicotrópicas em estudantes no ambiente escolar: um estudo randomizado

Autor:

• Marcelo Oliveira Nascimento - Nascimento, Marcelo Oliveira - Universidade Federal de São Paulo, Educação e Saúde - <marcelozoologia@hotmail.com>

Coautor(es):

• Denise De Micheli - De Micheli, Denise - Universidade Federal de São Paulo, Educação e Saúde - <demicheli.unifesp@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8546-4354


Área Temática:

Ciências Sociais

Resumo:

Embora algumas escolas realizem ações preventivas do uso de drogas, pouco se sabe sobre o seu processo de implementação e resultados. Assim, o presente estudo buscou avaliar no contexto escolar, o impacto de três diferentes modalidades preventivas na redução do consumo de substâncias entre os estudantes. Fizeram parte deste estudo 1316 estudantes entre o 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio de 8 escolas da rede pública estadual do Município de Guarulhos-SP. Os estudantes foram aleatoriamente alocados nos grupos de intervenções e controle e avaliados em 2 momentos quanto ao consumo de sustâncias. Os resultados indicaram a efetividade das intervenções feitas pelos educadores tanto na redução do consumo como na intensidade de problemas. As intervenções feitas por especialistas apresentaram efetividade parcial, pois reduziram o consumo apenas dos usuários experimentais. O resultado da modalidade ‘Palestra única’ indicaram-na contraproducente. Em suma, ações preventivas contextualizadas a realidade do estudante e do ambiente escolar e que incluam o envolvimento ativo do educador e do aluno, apresentam melhor impacto na redução da prevalência de uso de substâncias e intensidade de problemas.

Palavras-chave:

Abuso de drogas adolescentes prevenção educadores ensaio clínico randomizado

Abstract:

Although some schools perform preventive actions of drug use, little is known about the process of implementation and results. Thus, this study sought to evaluate the school context, the impact of three different preventive modalities in reduction on substance use among students. This study included 1316 students between 9th grade to 3rd year of high school in 8 public schools in city of Guarulhos-SP. Students were randomly allocated to intervention and control groups and evaluated in two moments regarding their substance consumption. The results indicated the effectiveness of interventions made by educators both in reducing drug use as in the intensity of problems. Interventions made by experts showed partial effectiveness, since only reduced the consumption of experimental users. The result of intervention ‘Lecture‘ was counter-indicated. In this sense, preventive actions contextualized reality of the student and the school environment and that include the active involvement of the educator and the student, have better impact on reducing the prevalence of substance use and intensity of problems.

Keywords:

Drug Abuse adolescent school-based prevention randomized clinical trial

Conteúdo:

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Como

Citar

Nascimento, Marcelo Oliveira, De Micheli, Denise. Avaliação de diferentes modalidades de ações preventivas na redução do consumo de substâncias psicotrópicas em estudantes no ambiente escolar: um estudo randomizado. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2015/Abr). [Citado em 28/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/avaliacao-de-diferentes-modalidades-de-acoes-preventivas-na-reducao-do-consumo-de-substancias-psicotropicas-em-estudantes-no-ambiente-escolar-um-estudo-randomizado/15085

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