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0158/2020 - Avanços e desafios da formação no Sistema Único de Saúde a partir da vivência dos docentes da área de Saúde Coletiva nos cursos de Odontologia
Advances and challenges of the training for the Brazilian National Health Systemthe Public Health Dentistry\'s teachers perspective’s

Autor:

• Jônia Cybele Santos Lima - Lima, J.C.S - <joniacybele@yahoo.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8231-9477

Coautor(es):

• Angelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira - Oliveira, A.G.R.C - <roncalli@terra.com.br>
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5311-697X

• Luiz Roberto Augusto Noro - Noro, L.R.A. - Natal, RN - <luiz_noro@hotmail.com>
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8244-0154



Resumo:

A formação direcionada para o Sistema Único de Saúde tem sido um dos pressupostos mais desafiadores no desenvolvimento dos cursos de Odontologia no Brasil. Para isso, docentes com formação em saúde coletiva desempenham papel fundamental na proposição curricular que privilegie tal abordagem. O objetivo do estudo foi identificar em cursos de Odontologia os possíveis avanços alcançados e os desafios a serem enfrentados na formação para o SUS. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com desenho transversal, cuja amostra foi composta por 119 docentes por meio da técnica probabilística do Snowball. Os participantes responderam a uma matriz de critériosvalidada, sendo realizada a análise fatorial exploratória para análise dos dados, a qual definiu cinco fatores responsáveis pela formação para o SUS: Atenção Básica; Responsabilidade Social e Trabalho em Equipe; Gestão em Saúde; Sistemas de Informação e Educação Permanente/Humanização.O estudo permitiu identificar avanços significativos na perspectiva de uma maior adequação da proposta formativa voltada para o SUS, todavia, existem desafios colocados para os professores que exigem um amplo aprofundamento na perspectiva de enfrentar as barreiras ainda impostas pela tradicional formação na área da saúde.

Palavras-chave:

Saúde coletiva; Desenvolvimento de pessoal; Avaliação educacional; Educação em Odontologia.

Abstract:

Training directed to the Unified Health System (SUS) has been one of the most challenging assumptions in the development of dentistry courses in Brazil. For this, teachers with training in public health play a fundamental role in the curriculum proposition that favors such an approach. The aim of the study was to identify in dental courses the possible advances achieved and the challenges to be faced in the training for SUS. This is a cross-sectional study whose a sample consisted by 119 teachers using the probabilistic technique of Snowball. Participants responded to a validated matrix of criteria, and exploratory factor analysis was performed to analyze the data, which defined five factors responsible in the training for SUS: Primary Care; Social Responsibility and Teamwork; Health Management; Information Systems and Continuing Education / Humanization. The study allowed toidentify significant advances in the perspective of a better adaptation of the formative proposal focused on SUS, however, there are challenges posed for teachers that require a broader perspective in order to face the barriers still imposed by traditional training in health.

Keywords:

Public health; Staff development; Educational measurement; Education, dental.

Conteúdo:

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Como

Citar

Lima, J.C.S, Oliveira, A.G.R.C, Noro, L.R.A.. Avanços e desafios da formação no Sistema Único de Saúde a partir da vivência dos docentes da área de Saúde Coletiva nos cursos de Odontologia. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2020/jun). [Citado em 27/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/avancos-e-desafios-da-formacao-no-sistema-unico-de-saude-a-partir-da-vivencia-dos-docentes-da-area-de-saude-coletiva-nos-cursos-de-odontologia/17640?id=17640

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