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0013/2024 - BARREIRAS PARA A PRECEPTORIA NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL: Uma Revisão Integrativa
BARRIERS TO PRECEPTORSHIP IN INTERPROFESSIONAL EDUCATION: An Integrative Review

Autor:

• Camila Mendes da Silva Souza - Souza, C. M. da S. - <camila_mendes@usp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4708-0733

Coautor(es):

• Amanda Cristine Moraes de Oliveira - de Oliveira, A. C. M. - <amandacmo@usp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2918-0626

• Valéria Marli Leonello - Leonello, V. M. - <valeria.leonello@usp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0557-484X



Resumo:

A preceptoria na educação interprofissional (EIP) ocorre quando o preceptor facilita o aprendizado de estudantes de diferentes profissões sobre o cuidado na perspectiva interprofissional e colaborativa. Objetivou-se identificar as barreiras relacionadas à preceptoria na EIP. Esta revisão integrativa buscou artigos empíricos em busca sistemática compreensiva em oito bases de dados. Os dados foram extraídos em instrumento validado e a análise identificou barreiras dos níveis micro, meso e macro dos sistemas educacional e profissional. Nos 17 estudos, identificaram-se 10 barreiras no nível micro, como a falta de formação, resistência ao trabalho interprofissional e disponibilidade pessoal e profissional para EIP e PIC; 13 barreiras no nível meso, que inclui conciliar a demanda do serviço com a preceptoria, poucas oportunidades de trabalho interprofissional e sobrecarga de trabalho; e cinco barreiras no nível macro, envolvendo a falta de remuneração, o modelo de atenção centrado na doença e o predomínio da formação uniprofissional. As barreiras refletem a complexidade da preceptoria interprofissional que é fundamental para a formação dos estudantes para a EIP e a integração da PIC no trabalho.

Palavras-chave:

Preceptoria, Educação interprofissional, Relações Interprofissionais, Sistema Único de Saúde.

Abstract:

Preceptorship in interprofessional education (IPE) occurs when the preceptor facilitates the learning of studentsdifferent programs about carean interprofessional and collaborative perspective. The aim was to identify the barriers related to preceptorship in IPE. This integrative review searched for empirical articles in a comprehensive systematic search in eight databases. The data was extracted using a validated instrument and the analysis identified barriers at the micro, meso, and macro levels of the educational and professional systems. In the 17 studies, 10 barriers were identified at the micro level, such as lack of training, resistance to interprofessional work, and personal and professional availability for IPE and PIC; 13 barriers at the meso level, which include reconciling the demands of the service with preceptorship, few opportunities for interprofessional work and work overload; and five barriers at the macro level, involving lack of remuneration, the disease-centered care model and the predominance of uniprofessional education. The barriers reflect the complexity of interprofessional preceptorship, which is fundamental for training students for interprofessional education and integrating IPE into the workplace.

Keywords:

Preceptorship, Interprofessional education, Interprofessional Relations, Unified Health System.

Conteúdo:

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Como

Citar

Souza, C. M. da S., de Oliveira, A. C. M., Leonello, V. M.. BARREIRAS PARA A PRECEPTORIA NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL: Uma Revisão Integrativa. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2024/jan). [Citado em 05/12/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/barreiras-para-a-preceptoria-na-educacao-interprofissional-uma-revisao-integrativa/19061

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