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0315/2016 - Experiências vividas por mães de crianças com deficiência intelectual nos itinerários terapêuticos.
Experience of mothers of children with intellectual disabilities in the therapeutic itineraries.

Autor:

• Mercia Mascarenhas Fernandes Cerqueira - Cerqueira, Mercia Mascarenhas Fernandes - Universidade Estadual de Feira de Santana - <merciamfernandes@gmail.com> +

Coautor(es):

• Maria Geralda Gomes Aguiar (in memorian) - Aguiar, Maria Geralda Gomes - Universidade Estadual de Feira de Santana, Saúde - <geaguiar@uefs.br>

• Rafanielly de Oliveira Alves - Alves, Rafanielly de Oliveira - Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) - <rafanielly_alves@hotmail.com>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

O objeto deste estudo são as experiências vividas por mães de crianças com deficiência intelectual. O objetivo é descrever as experiências vividas por mães de crianças acompanhadas em uma instituição especializada de Feira de Santana (BA) nos seus itinerários terapêuticos. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que a descoberta de que o filho tem uma deficiência intelectual é experienciada pelas mães com sentimentos de choque e negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. As dificuldades nos itinerários terapêuticos têm início já no momento em que a criança obtém o diagnóstico da deficiência intelectual, pelo despreparo dos profissionais de saúde para comunicá-lo, fato que impele as mães a buscarem outros serviços de saúde. Ainda que o acesso à saúde seja um dos princípios do Sistema Único de Saúde, os itinerários são permeados por obstáculos, nas dimensões geográfica, econômica e funcional. A deficiência intelectual é um problema de saúde que demanda cuidados constantes, cujo impacto repercute nas dinâmicas, identidades e papéis familiares, requerendo a oferta de atenção integral às crianças e aos seus cuidadores, sobretudo na forma de apoio, para que possam sustentar o seu papel protetivo.

Palavras-chave:

Deficiência IntelectualFamíliaAcesso aos serviços de saúde

Abstract:

The purpose of this study is related to the experience of mothers of children with intellectual disabilities. The aim is to describe experiences of mothers of children with intellectual disabilities accompanied in a specialized institution of Feira de Santana (BA) during their therapeutic itineraries. The study of a qualitative approach was performed by means of semi-structured interviews. The results evidenced that awareness of the intellectual disabilities of a child is experienced by mothers with feelings of shock and denial, anger, bargaining, depression and acceptance. Difficulties in therapeutic itineraries begin the moment the child obtains the diagnosis, due to the lack of ability of health professionals for communicating the fact, which prompts mothers to look for other health services. Despite access to healthcare being one of the principles of the SUS, therapeutic itineraries are permeated by difficulties, in the geographical, economic and functional dimensions. Intellectual disability is a health issue demanding constant care, and its impacts cause repercussions in the dynamics, identities and roles of the family, requiring full attention to the children and their caretakers, mainly in the form of support, in order that they may sustain their protective roles.

Keywords:

Intellectual disabilityFamilyAccess to healthcare services

Conteúdo:

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Como

Citar

Cerqueira, Mercia Mascarenhas Fernandes, Aguiar, Maria Geralda Gomes, Alves, Rafanielly de Oliveira. Experiências vividas por mães de crianças com deficiência intelectual nos itinerários terapêuticos.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/jul). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/experiencias-vividas-por-maes-de-criancas-com-deficiencia-intelectual-nos-itinerarios-terapeuticos/15740?id=15740&id=15740

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