0175/2015 - Factores asociados al uso del casco de protección en dos ciudades de Colombia
Fatores associados com o uso do capacete de proteção em duas cidades da Colômbia
Autor:
• Jorge Martin Rodriguez - Rodriguez, Jorge Martin - Pontificia Universidad Javeriana, Cendex - <jrodriguez.h@javeriana.edu.co>Coautor(es):
• Fredy Armindo Camelo - Camelo, Fredy Armindo - Pontificia Universidad Javeriana, Cendex - <fcamelo@javeriana.edu.co>• Katerin Ariza - Ariza, Katerin - Pontificia Universidad Javeriana - <katerin.ariza@gmail.com>
Área Temática:
EpidemiologiaResumo:
O objetivo do presente estudo foi identificar a prevalência e algumas caraterísticas associadas com a utilização do capacete, em duas cidades da Colômbia; usando tanto técnicas quantitativas e qualitativas. A prevalência do uso do capacete pelos motociclistas foi maior em Ibagué (98,1%) que em Valledupar (82,4%); em passageiros de Valledupar não foi superior a 2%.Os homens tiveram 2.1 vezes mais possibilidade de usar o capacete que as mulheres (IC 95: 1,6-2,7). Com as técnicas qualitativas identificaram-se fatores que explicaram os motivos de uso/não uso do capacete (higiênicas, climáticas, estéticas e de segurança) em Valledupar. O capacete é uma medida de proteção para um incidente de trânsito; não obstante, a prevalência de uso não é o ideal. É importante que as autoridades de trânsito, saúde e a sociedade civil se organizem para a concepção e implementação de medidas orientadas para fortalecer o uso deste elemento de proteção pessoal.