0024/2016 - Fatores pessoais e sociais que influenciam o bem-estar subjectivo: diferenças ligadas estatuto socioeconómico
Personal and social factors that influence subjective wellbeing: Socioeconomic differences.
Autor:
• Tania Gaspar - Gaspar, Tania - Lusiada University - <tania.gaspar.barra@gmail.com>Coautor(es):
• Leonor Balancho - Balancho, Leonor - Lusiada University - <tania.gaspar@edu.ulusiada.pt>Área Temática:
Saúde e AmbienteResumo:
Pretende-se estudar a associação entre o Estatuto Socio-económico (ESE) e o bem-estar subjectivo em crianças e adolescentes.Os dados foram recolhidos em 16 escolas Portuguesas. A amostra envolve 1.181 estudantes, 51,5% do género feminino, a idade varia entre 8 e 17 anos e a média de idade é de 9,9 anos (DP = 1,42). 27, 1% têm alto ESE, 64, 2% têm médio / baixo ESE e 8, 7% estão desempregados.
Foram construídos três modelos de regressão adequados. Modelo 1 estabelece uma associação entre a ESE e o bem-estar subjectivo. Esta associação tornou-se não significativa com o efeito de factores pessoais e sociais, que foram fortemente associados com o bem-estar subjectivo.
Verifica-se que o impacto do ESE no bem-estar subjectivo é atenuado com a presença de factores pessoais e sociais. A promoção de competências pessoais e sociais parece ser uma forma de prevenção dos efeitos negativos do ESE baixo no desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Palavras-chave:
estatuto socio-economicobem estar subjectivocrianças adolescentesAbstract:
Our main objective is to study the association between socio economic status (SES) and subjective wellbeing in children and adolescents.Data was collected in 16 Portuguese schools. 1181 young people responded to the questionnaires, 51.5% were female, ages ranged between 8 and 17 years and the girl’s average age is 9.8 years (SD = 1.32) and boy’s average age is 10.0 (SD = 1.53). 27, 1% have high SES, 64, 2% have medium/low SES and 8, 7% are unemployed.
Three adequate regression models were built. Model 1 establishes association between been SES and subjective wellbeing. This association became not significant with the effect of personal and social factors, which were strongly associated with subjective wellbeing.
It appears that the impact of SES in subjective well-being is mitigated by the presence of social and personal factors. The promotion of personal and social skills seems to be an effective way to prevent the negative effects of low SES in child and adolescent development.