2346/2012 - FORMAÇÃO PARA NUTRICIONISTAS QUE ATUAM NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UMA AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE TRAINING FOR NUTRITIONISTS WHO WORK AT NATIONAL SCHOOL NUTRITION PROGRAM: EVALUATION OF EFFECTIVENESS
• ANA LUIZA SANDER SCARPARO - Scarparo ALS - XXXX, RS - CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO ESCOLAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - <anascarparo@gmail.com>
Coautor(es):
• Patrícia Fogaça Fernandes - Fernandes, PF - Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - <cecane@ufrgs.br >
• Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt - Bittencourt JMV - Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - <cecane@ufrgs.br>
• Eliziane Francescato Ruiz - Ruiz EF - Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - <cecane@ufrgs.br>
• Viviani Ruffo de Oliveira - Oliveira, VR, - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre - <vivianiruffo@hotmail.com>
• Julia Zancheta Zys - Zys, JZ - Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - <cecane@ufrgs.br>
• Cileide Cunha Moulin - Moulin, CC - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - <moulincc@gmail.com>
Área Temática:
Não Categorizado
Resumo:
Objetivo: Verificar a efetividade das formações de nutricionistas realizadas pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECANE UFRGS), entre 2007 a 2009. O foco da avaliação foi a percepção destes atores quanto à consecução dos objetivos da formação e quanto ao potencial das temáticas da formação em alterar o dia-a-dia de trabalho no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Métodos: Para avaliação da efetividade foi utilizada a metodologia elaborada pela equipe do CECANE da UFRGS. A coleta de dados foi realizada com 118 nutricionistas, que atuam na alimentação escolar no RS, através de preenchimento de questionário eletrônico elaborado especificamente para esse trabalho. Resultados: Observou-se que a formação cumpriu seus objetivos (P<0,05), deixando claro para mais de 95% dos nutricionistas as atribuições e o que se espera do profissional no PNAE. Quando questionados sobre os obstáculos encontrados, os participantes relatam dificuldade em adaptar a teoria abordada na formação à realidade em que atuam. Conclusão: As temáticas trabalhadas contribuíram para a promoção de mudanças na execução do PNAE, principalmente em termos de difusão e atualização das normas e objetivos e na troca de experiências e práticas eficientes de gestão.
Palavras-chave:
Nutricionista
Formação
Efetividade
Alimentação Escolar
Abstract:
Objective: To verify the effectiveness of training for nutritionists held by the Contributor Center on School Food and Nutrition of the Federal University of Rio Grande do Sul (CECANE UFRGS), between 2007 and 2009. The focus of the evaluation was to observe the perception of those subjects with regard to achieving the objectives of the training and the potential of the thematic covered in the training in order to change the day-by-day work at PNAE. Methods: For the evaluation of effectiveness it was used a methodology developed by the team of CECANE UFRGS. Data collection was performed with 118 nutritionists who work in school nutrition in RS by completing an electronic questionnaire specifically designed for this study. Results: In the analysis of the results it was observed that the training has fulfilled its objectives (P < 0.05), making the assignments and what is expected of the professionals at PNAE clear to more than 95% of the nutritionists. When the participants were asked about the obstacles encountered they reported difficulty in adapting the training to the theory discussed with the reality in which they act in. Conclusion:The thematic worked contributed to the promotion of changes in the implementation of the PNAE.
Keywords:
Nutritionist
Training
Effectiveness
School Nutrition
TRAINING FOR NUTRITIONISTS WHO WORK AT NATIONAL SCHOOL NUTRITION PROGRAM: EVALUATION OF EFFECTIVENESS
Resumo (abstract):
Objective: To verify the effectiveness of training for nutritionists held by the Contributor Center on School Food and Nutrition of the Federal University of Rio Grande do Sul (CECANE UFRGS), between 2007 and 2009. The focus of the evaluation was to observe the perception of those subjects with regard to achieving the objectives of the training and the potential of the thematic covered in the training in order to change the day-by-day work at PNAE. Methods: For the evaluation of effectiveness it was used a methodology developed by the team of CECANE UFRGS. Data collection was performed with 118 nutritionists who work in school nutrition in RS by completing an electronic questionnaire specifically designed for this study. Results: In the analysis of the results it was observed that the training has fulfilled its objectives (P < 0.05), making the assignments and what is expected of the professionals at PNAE clear to more than 95% of the nutritionists. When the participants were asked about the obstacles encountered they reported difficulty in adapting the training to the theory discussed with the reality in which they act in. Conclusion:The thematic worked contributed to the promotion of changes in the implementation of the PNAE.
Palavras-chave (keywords):
Nutritionist
Training
Effectiveness
School Nutrition
Scarparo ALS, Fernandes, PF, Bittencourt JMV, Ruiz EF, Oliveira, VR,, Zys, JZ, Moulin, CC. FORMAÇÃO PARA NUTRICIONISTAS QUE ATUAM NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UMA AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2012/dez). [Citado em 22/12/2024].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/formacao-para-nutricionistas-que-atuam-no-programa-nacional-de-alimentacao-escolar-uma-avaliacao-da-efetividade/12057?id=12057&id=12057