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0200/2015 - Impacto De Estratégias Educacionais No Pré-Natal De Baixo Risco: Revisão Sistemática De Ensaios Clínicos Randomizados
Impact Of Educational Strategies In Low-Risk Prenatal Care: Systematic Review Of Randomized Clinical Trials

Autor:

• Esther Pereira da Silva - SILVA, E.P. - JOAO PESSOA, PB - Universidade Federal de Pernambuco - <estherp.silva@yahoo.com.br>

Coautor(es):

• ROBERTO TEIXEIRA LIMA - LIMA, R.T. - UFPB, Nutrição - <robtex@ibest.com.br>

• Mônica Maria Osório - Osório, M.M - Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Nutrição - <mosorio@ufpe.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2330-4923


Área Temática:

Epidemiologia

Resumo:

O objetivo deste estudo foi analisar a partir de uma revisão sistemática o impacto das estratégias educacionais desenvolvidas no pré-natal de baixo risco em resultados obstétricos. Foi feita a busca nas bases de dados: Pubmed, Medline, Scielo e Lilacs onde se analisaram ensaios clínicos randomizados com os desfechos de nascimento: peso ao nascer, prematuridade e aleitamento materno, utilizando os descritores em combinação: pre-natal, antenatal visits, education, health education, pregnancy outcomes, birthweight, prematurity, breastfeeding e randomized clinical. Após a avaliação da qualidade, incluiu-se nove estudos. As ações mostraram-se mais eficazes quando estendidas até o período pós-parto. A maior parte delas aconteceu durante as visitas domiciliares e apresentaram impacto positivo na prática do aleitamento materno e peso ao nascer. A formação de grupos de gestantes contribuiu para menor prevalência de prematuridade. A amamentação mostrou-se o desfecho mais sensível às estratégias educativas. Práticas educativas durante o pré-natal contribuem para resultados obstétricos favoráveis por minimizarem dúvidas e anseios da mulher durante o processo de gestação, preparando-a para o parto e pós-parto, devendo ser incorporadas no processo de trabalho dos serviços de saúde.

Palavras-chave:

Pré-natalEnsaio clínico controlado aleatórioEducação em SaúdeResultados da gravidez

Abstract:

The objective of this study was to analyzea systematic literature review the impact of educational strategies developed in low-risk prenatal care on obstetric outcomes. This review made a search in the following databases: PubMed, Medline, SciELO and Lilacs, analyzing randomized clinical trials involving the following birth outcomes: birth weight, prematurity and breastfeeding, using the following combination of keywords: pre-natal, antenatal visits, education, health education, pregnancy outcomes, birth weight, prematurity, breastfeeding and randomized clinical trial. After quality evaluation, nine studies were included. Actions were more effective when extended to the postpartum period. Most of them occurred during home visits and had a positive impact on breastfeeding and birth weight. The formation of groups of pregnant women contributed to the lower prevalence of prematurity. Breastfeeding was found to be the outcome most sensitive to educational strategies. Educational practices during the prenatal period contributed to favorable obstetric results for minimizing doubts and anxieties of pregnant woman during the pregnancy process, preparing for childbirth and postpartum and should be incorporated in the work process of health services.

Keywords:

PrenatalRandomized controlled clinical trialHealth EducationPregnancy outcomes

Conteúdo:

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Como

Citar

SILVA, E.P., LIMA, R.T., Osório, M.M. Impacto De Estratégias Educacionais No Pré-Natal De Baixo Risco: Revisão Sistemática De Ensaios Clínicos Randomizados. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2015/ago). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/impacto-de-estrategias-educacionais-no-prenatal-de-baixo-risco-revisao-sistematica-de-ensaios-clinicos-randomizados/15272?id=15272&id=15272

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