0152/2011 - Terceirização em Cuidados Continuados – Uma abordagem de Gestão de Risco
Outsourcing in Long-term Care – A Risk Management Approach
Autor:
• Maria Cristina Machado Guimarães - Guimarães, C.M. - Lisboa, Lisboa - ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa - <cristinamachadoguimaraes@gmail.com>Coautor(es):
• José Crespo de Carvalho - Crespo de Carvalho, José - Lsiboa, Outro País/Another Country - ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa - <crespo.carvalho@gmail.com>Área Temática:
Planejamento e Gestão em SaúdeResumo:
Este artigo tem como objetivo investigar a decisão de externalização, integrada na gestão da cadeia de suprimentos no setor da saúde, nomeadamente os motivos e condicionantes da decisão, os critérios de escolha das atividades a entregar a terceiros, os tipos de acordos possíveis e o impacto que a decisão tem na organização que a pratica.Através do estudo de caso de uma unidade de saúde prestadora de cuidados continuados de forma inovadora, com grandes níveis de customização e em arranque de atividade, investigou-se todo o processo de terceirização em contexto do início do cliclo de vida de uma organização (não no contexto comum de mudança organizacional) e construiu-se uma matriz de avaliação de risco para atividades em terceirização de modo a permitir a definição do processo de monitorização da performance a implementar. Este estudo visa compreender como se avaliam e balizam os riscos da adopção de uma estratégia de terceirização e sugere um modelo de monitorização, com recurso a ferramentas de gestão de risco. Concluiu-se que uma abordagem de Gestão de Risco pode ser uma solução para monitorização de terceirização em arranques de atividade. Retiram-se, ainda, conclusões acerca da insatisfação com os resultados da estratégia de externalização adotada.
Palavras-chave:
Saúde Monitorização da performance Terceirização Gestão de risco Cuidados continuadosAbstract:
This article aims to investigate outsourcing decisions in the supply chain management of health care organizations, namely the reasons and restraints of the decision, the selection criteria of the activities left to 3rd parties, the type of possible agreements, and the impact of this decision in the organization.A case study on a start-up Long-term Care unit with innovative format and great levels of customization was carried out to understand the outsourcing process in a start-up context (not in the common context of organizational change) and to build a risk evaluation framework for outsourcing activities in order to define and implement a performance monitoring process. This study aims to understand how to evaluate and outline the risks of an outsourcing strategy and proposes a monitoring model using risk management tools. Such a model should be possible to implement it in similar organizations. A risk management approach can be a solution for monitoring outsourcing in start-up organizations. Conclusions concerning the dissatisfaction with the results of the outsourcing strategy adopted are also presented.