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0187/2023 - Violação à NBCAL de produtos que competem com a amamentação na rede social Instagram
NBCAL violation of products that compete with breastfeeding on the social network Instagram

Autor:

• Enilce de Oliveira Fonseca Sally - Sally, E.O.F - <eoliveirasally@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9506-3690

Coautor(es):

• Daiane Silva Gomes - Gomes, D.S - <daianegomes@id.uff.br>

• Lais de Oliveira Costa - Costa, L.O - <laiscosta@id.uff.br>

• Patricia Henriques - Henriques, P. - <patriciah@id.uff.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8154-0962



Resumo:

Objetivos: identificar infrações à NBCAL e analisar o conteúdo das mensagens postadas na rede social Instagram. Estudo de abordagem quali-quantitativa, com amostra de conveniência composta por perfis identificados por meio de termos específicos, precedidos do símbolo hashtag (#). A coleta de dados foi realizada durante dois meses por pesquisadores treinados, por meio de questionário estruturado. Calculou-se a frequência de promoção de produtos que caracterizava violação à NBCAL, segundo a categoria e fabricante. As mensagens foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Foram identificadas 64 contas pessoais de mulheres mães com infrações em 89 produtos, a maioria alimentos (n=72), sendo os compostos lácteos (54,2%) e as fórmulas infantis para lactentes (45,8%) os mais divulgados. Duas categorias temáticas emergiram dos textos postados, uma relativa à qualidade dos produtos e a outra sobre a dificuldade com a amamentação, especialmente a baixa produção de leite. O estudo identificou violações à NBCAL na rede social Instagram, alertando para a necessidade do reconhecimento do marketing digital para incluí-lo nas regras impostas pela Norma no contexto virtual, considerando a capilaridade das redes sociais na divulgação de informações para o público em questão.

Palavras-chave:

rede social virtual; marketing, aleitamento materno; maternidade, alimentos infantis

Abstract:

Objectives: identify violations of NBCAL and analyze the content of messages posted on the social network Instagram. Study of quali-quantitative approach, with a convenience sample composed of profiles identified by means of specific terms, preceded by the hashtag symbol (#). Data collection was carried out for two months by trained researchers, using a structured questionnaire. The frequency of promotion of products that characterized violation of the NBCAL was calculated, according to category and manufacturer. The messages were analyzed using the content analysis technique. 64 personal accounts of women mothers with violations in 89 products were identified, mostly food (n=72), with dairy products (54.2%) and infant formulas (45.8%) being the most publicized. Two thematic categories emergedthe posted texts, one related to the quality of the products and the other about the difficulty with breastfeeding, especially the low milk production. The study identified violations of NBCAL on the social network Instagram, alerting to the need to recognize digital marketing to include it in the rules imposed by Norma in the virtual context, considering the capillarity of social networks in the dissemination of information to the public in question.

Keywords:

virtual social network; marketing, breastfeeding; maternity, infant food

Conteúdo:

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Como

Citar

Sally, E.O.F, Gomes, D.S, Costa, L.O, Henriques, P.. Violação à NBCAL de produtos que competem com a amamentação na rede social Instagram. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2023/jul). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/violacao-a-nbcal-de-produtos-que-competem-com-a-amamentacao-na-rede-social-instagram/18813?id=18813

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