EN PT

Novidades

Abrasco completa 40 anos

Publicada em 31/05/2019 | Novidades


Em 2019, a Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva - faz 40 anos. Desde sua criação em 1979, atua como uma instituição de apoio e articulação entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em Saúde Coletiva para fortalecimento mútuo das entidades associadas e para ampliação do diálogo com a comunidade técnico-científica e desta com os serviços de saúde, as organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil.

A Abrasco surgiu em pleno processo de redemocratização do país e desde o início contribuiu para a criação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nessas quatro décadas de existência, a Abrasco apoiou e desenvolveu seminários, oficinas e realiza os maiores congressos da área na América Latina, além de participar e seguir presente em diversos espaços de representação social, como o Conselho Nacional de Saúde (CNS), mantendo voz ativa na formulação e no monitoramento das políticas públicas de saúde, de educação e de ciência e tecnologia.

A Abrasco trabalha com Grupos Temáticos, formados por destacados pesquisadores da Saúde Coletiva que aprofundam a reflexão e a pesquisa sobre os problemas de saúde do povo brasileiro. E também reúne associados institucionais – escolas, institutos e departamentos de Saúde Pública/Coletiva e Medicina Preventiva e Social – que compõem suas Comissões, responsáveis pela proposição de políticas para as grandes áreas do campo e promotoras de ações de cooperação estratégica com órgãos nacionais e internacionais. E no âmbito internacional, mantém estreito diálogo com entidades como a Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA) com a Associação Latino-Americana de Medicina Social e Saúde Coletiva (Alames), dentre outras.

A Abrasco é responsável pela publicação de dois periódicos de destaque na divulgação produção científica que são a Revista Ciência & Saúde Coletiva, que é mensal, e a Revista Brasileira de Epidemiologia, com periodicidade trimestral.

Atualmente a Abrasco é presidida por uma mulher, Gulnar Azevedo e Silva, destacada cientista do Instituto de Medicina Social, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Em 40 anos, a Abrasco se consolidou, sempre defendendo o ensino, a pesquisa, a cooperação e a prestação de Saúde Pública/Coletiva, o fortalecimento da produção de conhecimento e o aprimoramento da formulação de políticas de saúde, educação e ciência e tecnologia para o enfrentamento dos problemas de saúde da população brasileira. Como ator social atua pela democracia e por maior igualdade social.

Parabéns à Abrasco e a todos que contribuem para suas conquistas e realizações!


Fonte: https://www.abrasco.org.br/site/sobreaabrasco/




Realização



Patrocínio