EN PT

Novidades

As experiências dietéticas da moda

Publicada em 21/07/2020 | Novidades


Leia o resumo do estudo, abaixo e o texto completo no site da revita e do Scielo.

Ciclos de atenção a dietas da moda e tendências de busca na internet pelo Google trends

Jasilaine Andrade Passos1 
http://orcid.org/0000-0001-9595-7822

Paulo Roberto Vasconcellos-Silva2 
http://orcid.org/0000-0003-4646-3580

Ligia Amparo da Silva Santos3 
http://orcid.org/0000-0002-6925-6421

1Escola Nacional de Saude Publica, Fiocruz. R. Leopoldo Bulhões 1480, Manguinhos. 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brasil. jasilainepassos@yahoo.com.br

2Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro RJ Brasil.

3Departamento Ciências da Nutrição, Universidade Federal da Bahia. Salvador BA Brasil.

RESUMO

Este trabalho objetivou descrever e analisar conteúdos de notícias associadas a ciclos de buscas ao Google ligados a 8 tipos de dieta: a cetogênica; da lua; da proteína; da sopa; detox; dos pontos; paleo; e Dukan. Estas foram selecionadas por terem sido apontadas pelo Google Trends® (GT) como as mais frequentemente associadas ao termo dieta. Os conteúdos dos sites vinculados aos maiores picos de buscas foram apontados pelo Google News®. O volume de buscas às dietas foram estimados pelo GT com filtros de região (Brasil) e temática (Saúde) considerando o período de 01/01/2012 a 01/01/2017. Os acessos retratam ciclos efêmeros com centenas de picos e quedas de interesse pelas 8 dietas da moda. A ênfase se concentra nas orientações para rápida perda de peso em prol de um ideal de saúde tido como proxy de um ideal estético. A dimensão dos riscos associados às dietas mais restritivas é citada frequentemente e validada por informações de especialistas. Destaca-se a exposição e a influência da opinião de celebridades relatando suas experiências dietéticas. Ao contrário do ideal de variedade e equilíbrio, as dietas da moda retratam a pressão pelo autocontrole alimentar como recurso à construção de um corpo idealizado e tipificado por imagens das celebridades.

Palavras-chave Dietas da moda; Mídias sociais; Informação de saúde ao consumidor; internet

 

Leia o texto na íntegra: https://bit.ly/2COM0q6







Realização



Patrocínio