EN PT

Novidades

GEPeSP seleciona voluntários para grupo de estudos

Publicada em 31/10/2019 | Novidades


Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP) está selecionando voluntários para grupo de estudos, no Rio de Janeiro. Há seis anos o Grupo atua na pesquisa e produção de conhecimento sobre o suicídio e prevenção. A ideia é formar uma equipe de pesquisadores que atue nas linhas desenvolvidas pelo grupo e na formação de novos colaboradores e multiplicadores.

O GEPeSP se notabilizou pela atuação na pesquisa e formação sobre esse tema complexo e urgente que é o suicídio e a prevenção. Como resultado positivo, o livro “Por Que Policiais Se Matam“, publicado em 2016, serviu de base para o Projeto de Lei recém aprovado na ALERJ que propõe a criação do programa de prevenção ao suicídio de profissionais de segurança pública no Rio de Janeiro.

Podem se inscrever profissionais e estudantes de ciências sociais, saúde pública, psicologia, serviço social, além de profissionais de segurança pública e sobreviventes enlutados pelo suicídio. As inscrições são feitas por formulário em nosso site até o dia 6 de novembro.

Para maiores informações: gepespcomunicacao@gmail.com

 

Inscrições para o grupo de estudos

Conheça um pouco sobre as nossas linhas nossas linhas de pesquisa

1. Suicídio, prevenção e segurança pública

A linha investiga a magnitude e as dimensões do comportamento suicida de profissionais de segurança pública. O livro "Por Que Policiais Se Matam?", de 2016, e o "Boletim de Notificações de Mortes Violentas Intencionais e Tentativas de Suicídios entre Profissionais de Segurança Pública no Brasil" são algumas das produções já publicadas.

2. Juventude e violência

Essa linha parte do pressuposto que a maior exposição à violência letal aumenta a suscetibilidade de jovens e adolescentes ao comportamento suicida. A pesquisa em desenvolvimento com adolescentes das escolas de Duque de Caxias resultou no programa de prevenção ao suicídio em ambiente escolar EscolaQPrevine.

3. Comunicação e Saúde Mental

A linha compreende a comunicação como ferramenta basilar no debate sobre saúde mental e se propõe a investigar de que modo as redes comunicacionais são utilizadas como fórum de discussão sobre temas da área. A publicação "Entre Baleias e os Porquês: Cobertura da Mídia Brasileira Sobre Suicídio e Efeito de Werther" é um dos resultados dos esforços dessa linha.


Fonte: GEPsSP




Realização



Patrocínio