EN PT

Artigos

0986/2012 - A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: A experiência da famema.
School-service ntegration in nurses and doctors education: The experience of famema.

Autor:

• Maria José Sanches Marin - Marin, M.J.S. - Marília - Faculdade de Medicina de Marília – Curso de Enfermagem - <marnadia@terra.com.br>
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6210-6941

Coautor(es):

• Maria Amélia Campos de Oliveira - Oliveira, M.A.C. - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - <macampos@usp.br>

• Márcia Ap. Padovan Otani - Otani, M.A.P. - Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - <mm-tani@famema.br>

• Cristina Peres Cardoso - Cardoso, P.C. - Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - <cristina@terra.com.br>

• Maria Yvette Aguiar Dutra Moravcik - Moravcik, M.Y.D. - Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília - <somebody@terra.com.br>

• Lucieni de Oliveira Conterno - Conterno, L. O. - Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília - <lucieni@famema.br>

• Luzmarina Ap. Doretto Braccialli - Braccialli - Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - <luzbra@terra.com.br>

• Cássia Regina Rodrigues Nunes - Nunes, C.R.R. - Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - <cassia@famema.br>

• Antonio Carlos Siqueira Junior - Siqueira Junior - Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - <acsj@famema.br>


Área Temática:

Políticas em Saúde

Resumo:

O estudo tem como objetivo identificar contribuições e limites da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a academia, para as equipes de saúde e para a comunidade. Trata-se de uma pesquisa transversal, de abordagem quantitativa. Um questionário com 20 assertivas, organizado sob a forma de escala Likert, foi aplicado a estudantes, docentes e professores colaboradores, num total de 183 participantes. Constatou-se tendência à avaliação positiva da integração ensino-serviço para a formação profissional. Quanto às contribuições da integração ensino-serviço para a comunidade, a avaliação positiva aproximou-se de 50%. Os itens referentes às contribuições para as equipes de saúde foram os que tiveram maior quantidade de respostas negativas. Os dados indicam que é preciso avançar de forma que ensino e serviço sejam considerados processos interdependentes e com possibilidades de reflexões conjuntas.

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente AssistencialEnsinoFormação de Recursos Humanos.

Abstract:

This study aimed to identify contributions and limits of teaching-service integration between Marília Medical School and Marília Municipal Health Secretary, to academy, health staff and community. It is a quantitative cross-sectional research. Organized as a Likert scale, a 20 assertive-questionnaire was answered by students, professors and collaborator professors, totalizing 183 participants. It has been noted a tendency to a positive evaluation of teaching-service integration to professional education, while it was about 50% to community. On the other hand, contributions to health staff had much more negative responses. Data indicate to move forward, as teaching and service are considered interdependent processes with joint considerations possibilities.

Keywords:

Teaching-Care Integration ServicesEducationHuman Resources Education

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Marin, M.J.S., Oliveira, M.A.C., Otani, M.A.P., Cardoso, P.C., Moravcik, M.Y.D., Conterno, L. O., Braccialli, Nunes, C.R.R., Siqueira Junior. A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: A experiência da famema.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2013/Nov). [Citado em 28/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-integracao-ensinoservico-na-formacao-de-enfermeiros-e-medicos-a-experiencia-da-famema/14878?id=14878&id=14878

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio