0986/2012 - A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: A experiência da famema. School-service ntegration in nurses and doctors education: The experience of famema.
• Maria Amélia Campos de Oliveira - Oliveira, M.A.C. - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - <macampos@usp.br>
• Márcia Ap. Padovan Otani - Otani, M.A.P. - Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - <mm-tani@famema.br>
• Cristina Peres Cardoso - Cardoso, P.C. - Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - <cristina@terra.com.br>
• Maria Yvette Aguiar Dutra Moravcik - Moravcik, M.Y.D. - Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília - <somebody@terra.com.br>
• Lucieni de Oliveira Conterno - Conterno, L. O. - Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília - <lucieni@famema.br>
• Luzmarina Ap. Doretto Braccialli - Braccialli - Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - <luzbra@terra.com.br>
• Cássia Regina Rodrigues Nunes - Nunes, C.R.R. - Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - <cassia@famema.br>
• Antonio Carlos Siqueira Junior - Siqueira Junior - Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - <acsj@famema.br>
Área Temática:
Políticas em Saúde
Resumo:
O estudo tem como objetivo identificar contribuições e limites da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a academia, para as equipes de saúde e para a comunidade. Trata-se de uma pesquisa transversal, de abordagem quantitativa. Um questionário com 20 assertivas, organizado sob a forma de escala Likert, foi aplicado a estudantes, docentes e professores colaboradores, num total de 183 participantes. Constatou-se tendência à avaliação positiva da integração ensino-serviço para a formação profissional. Quanto às contribuições da integração ensino-serviço para a comunidade, a avaliação positiva aproximou-se de 50%. Os itens referentes às contribuições para as equipes de saúde foram os que tiveram maior quantidade de respostas negativas. Os dados indicam que é preciso avançar de forma que ensino e serviço sejam considerados processos interdependentes e com possibilidades de reflexões conjuntas.
Palavras-chave:
Serviços de Integração Docente AssistencialEnsinoFormação de Recursos Humanos.
Abstract:
This study aimed to identify contributions and limits of teaching-service integration between Marília Medical School and Marília Municipal Health Secretary, to academy, health staff and community. It is a quantitative cross-sectional research. Organized as a Likert scale, a 20 assertive-questionnaire was answered by students, professors and collaborator professors, totalizing 183 participants. It has been noted a tendency to a positive evaluation of teaching-service integration to professional education, while it was about 50% to community. On the other hand, contributions to health staff had much more negative responses. Data indicate to move forward, as teaching and service are considered interdependent processes with joint considerations possibilities.
School-service ntegration in nurses and doctors education: The experience of famema.
Resumo (abstract):
This study aimed to identify contributions and limits of teaching-service integration between Marília Medical School and Marília Municipal Health Secretary, to academy, health staff and community. It is a quantitative cross-sectional research. Organized as a Likert scale, a 20 assertive-questionnaire was answered by students, professors and collaborator professors, totalizing 183 participants. It has been noted a tendency to a positive evaluation of teaching-service integration to professional education, while it was about 50% to community. On the other hand, contributions to health staff had much more negative responses. Data indicate to move forward, as teaching and service are considered interdependent processes with joint considerations possibilities.
Marin, M.J.S., Oliveira, M.A.C., Otani, M.A.P., Cardoso, P.C., Moravcik, M.Y.D., Conterno, L. O., Braccialli, Nunes, C.R.R., Siqueira Junior. A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: A experiência da famema.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2013/nov). [Citado em 24/01/2025].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-integracao-ensinoservico-na-formacao-de-enfermeiros-e-medicos-a-experiencia-da-famema/14878?id=14878&id=14878