0471/2018 - Análise de série temporal do consumo de bebidas açucaradas entre adultos no Brasil: 2007 a 2014.
Temporal trend analysis of sugary beverages among adults in Brazil: 2007 to 2014.
Autor:
• Silvany Barros Olímpio Epifânio - Epifânio, S.B.O - <silvany_nut@hotmail.com>ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6824-1973
Coautor(es):
• Jonas Augusto Cardoso da Silveira - Silveira, J.A.C - <jonas.silveira@fanut.ufal.br>ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3838-6212
• Risia Cristina Egito Menezes - Menezes, R.C.E - <risiamenezes@yahoo.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1568-2836
• Patrícia Menezes Marinho - Marinho, P.M - <patricia_mmarinho@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9754-7560
• Karine Maria de Melo Brebal - Brebal, KMM - <karine.brebal@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5167-0803
• Giovana Longo-Silva - Longo-Silva, G. - São Paulo, SP - <giovana_longo@yahoo.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0776-0638
Resumo:
Objetivo: Analisar a tendência temporal e os fatores associados ao consumo de refrigerante ou suco artificial entre adultos no Brasil.Metodologia: Estudo desenvolvido a partir de dados secundários do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, realizado com adultos brasileiros entre 2007-2014. Foi verificada a frequência e a intensidade do consumo (quantidade de copos ou latas por semana) de refrigerante ou suco artificial. Dados sociodemográficos e comportamental foram as variáveis independentes. A tendência temporal do consumo anual foi avaliada por meio de Regressão Linear. Os fatores associados (idade, sexo, região, trabalho, escolaridade, hábito de assistir TV) ao consumo dessas bebidas foram investigados por Regressão de Poisson.
Resultados: Houve redução de 32,7% do consumo de refrigerante ou suco artificial entre 2007 e 2014. Os fatores associados ao maior consumo foram: sexo masculino (p=0,000); faixa etária de 18-29 anos (p=0,000); residência nas regiões centro-oeste, sudeste e sul (p=0,000); menor escolaridade (p=0,616); estar empregado (p=0,007) e assistir TV mais de 3 horas por dia (p=0,000).
Conclusão: As análises descrevem uma tendência de queda no consumo de refrigerante ou suco artificial entre os adultos no Brasil de 2007 a 2014.
Palavras-chave:
Inquéritos Populacionais, Refrigerantes, Sucos.Abstract:
Objective: To analyze the temporal trend and the factors associated to the consumption of soda or artificial juice among adults in Brazil.Methods: A study based on secondary datathe System of Surveillance of Risk Factors and Protection for Chronic Diseases by Telephone Survey, conducted with Brazilian adults between 2007-2014. The frequency and intensity of consumption (number of glasses or cans per week) of soda or artificial juice was checked. Socio-demographic data (age, sex, region, work, schooling) and behavioral (habit of watching TV) were the independent variables. The time trend of the annual consumption was evaluated by means of Linear Regression. The factors associated with the consumption of these beverages were investigated by Poisson regression.
Results: There was a 32.7% reduction in artificial drink or juice consumption between 2007 and 2014. Factors associated with higher consumption were: male sex (p = 0.000); age range of 18-29 years (p = 0.000); residence in the central-west, southeast and south regions (p = 0.000); lower schooling (p = 0.616); being employed (p = 0.007) and watching TV more than 3 hours per day (p = 0.000).
Conclusions: The analyzes describe a downward trend in the consumption of soda or artificial juice among adults in Brazil2007 to 2014.