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1096/2011 - AVALIAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS VEICULADA EM EMISSORAS DE RÁDIO
EVALUATION OF DRUGS ADVERTISING TRANSMITTED ON STATION RADIO

Autor:

• Almária Mariz Batista - Batista, A. M. - Natal, RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - <almariamariz@yahoo.com.br>

Coautor(es):

• Maria Cleide Ribeiro Dantas de Carvalho - Carvalho, M.C.R.D. - Natal, RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - <cleidecarvalho@hotmail.com>


Área Temática:

Informação e Comunicação em Saúde

Resumo:

Objetivo. Avaliar propagandas de medicamentos veiculadas em emissoras de rádio em Natal/RN, Brasil, nos períodos de abril a setembro de 2008 e abril a setembro de 2010. Métodos. As propagandas foram captadas, gravadas e transcritas para se efetuar uma análise legal e uma análise de conteúdo baseada nos preceitos de Laurence Bardin. Resultados. Tanto as propagandas captadas no primeiro período (sob égide da RDC 102/00), quanto às do segundo período (sob égide da RDC 96/08), apresentaram algum tipo de infração legal. A análise de conteúdo detectou, em ambos os períodos, praticamente os mesmos vícios como ausência de informações negativas sobre o medicamento, apelo ao consumo, exaltação da eficiência/eficácia e exploração abusiva de enfermidades. Conclusões. Apesar da mudança para uma legislação mais moderna e mais restritiva, as propagandas de medicamentos, no rádio, continuam a infringir frontalmente a legislação, cometendo abusos e desrespeitando o direito à saúde da população. O estudo aponta para a necessidade do tema propaganda de medicamentos ser tratado em um contexto mais amplo, ou seja, discutido como questão de saúde pública, considerando-se o cenário histórico-social em que se desenvolveu, uma vez que só a legislação não é suficiente para coibir abusos praticados em detrimento da saúde pública.

Palavras-chave:

Propaganda Medicamento Rádio Regulação Uso Racional

Abstract:

Aim. To evaluate drugs advertising broadcasting on radio in Natal/RN, Brazil, from April to September 2008 and from April to September 2010. Methodology: The advertising were collected, recorded and transcribed to realize a legal analysis and a content analysis based Bardin’s precept. Results: As the advertising collected at the period first (regulated by RDC 102/00) as at the second (regulated by RDC 96/08) showed some legal infraction kind. The contents analysis demonstrated, at period both, practically the same fault as absence negative information drug, appeal to consumption, efficiency/effectiveness exaltation and abusive exploration of illness Conclusions: Despite change to more modern and more restrictive legislation, the drug advertising, in radio, continue to infringe the legislation foreheadly, causing abuse and disrespecting population right health. The study shows the necessity of the drugs advertising to be treated in a wide context, that is, to be treated as a public health concern, considering the socio-historical scenery where it was developed, since the legislation only isn’t sufficient to combat abuse practiced to the detriment of public health.

Keywords:

Advertising Drug Radio Regulation Rational Use

Conteúdo:

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Como

Citar

Batista, A. M., Carvalho, M.C.R.D.. AVALIAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS VEICULADA EM EMISSORAS DE RÁDIO. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2011/set). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/avaliacao-da-propaganda-de-medicamentos-veiculada-em-emissoras-de-radio/8562?id=8562&id=8562

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