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0325/2015 - Burnout e fatores sociodemográficos em profissionais da educação que trabalham com pessoas com deficiência em Córdoba (Espanha)
El Burnout y los factores sociodemográficos en los profesionales de la educación que trabajan con personas con discapacidad en Córdoba (España)

Autor:

• Vicente J. Llorent - Llorent, Vicente J. - University of Cordoba - <vjllorent@uco.es> +

Coautor(es):

• Inmaculada Ruiz-Calzado - Ruiz-Calzado, Inmaculada - University of Cordoba - <inma_ruiz2507@hotmail.com>


Área Temática:

Ciências Sociais

Resumo:

Introdução
O principal objetivo desta pesquisa é descrever o nível de Burnout ou " The síndrome de Trabalho" nos profissionais da educação que trabalham com pessoas com deficiência em Córdoba (Espanha), e sua relação com características sociodemográficas (sexo, idade , estado civil e nível de escolaridade).

Métodos
Desenho: estudo de prevalência , descritivo e transversal.
População: 157 professional
Ferramenta de Avaliação : um questionário sociodemográfico eo questionário MBI .
Os testes estatísticos: Pearson , t de Student , Levene , one-way ANOVA e post hoc de comparações múltiplas de (Bonferroni).

Resultados
Os resultados desta investigação apoiar a diversidade de variáveis que influenciam o Burnout e suas dimensões. Especificamente nós demonstramos a incidência de sexo, idade, estado civil e nível educacional dos profissionais entrevistados .

Discussão
Depois de uma análise científica aprofundada do assunto, e considerante os resultados , a necessidade de continuar a investigar o Burnout neste grupo profissional é confiável atrás. Espera-se que os resultados vão ajudar no desenvolvimento de detecção de futuras propostas , a intervenção precoce e redução dessa síndrome neste grupo profissional.

Palavras-chave:

saúde mental profissional educação deficiência Burnout

Abstract:

Introducción
El objetivo fundamental de esta investigación es describir el nivel de Burnout o “Síndrome de Quemado por el Trabajo” en los profesionales de la educación que trabajan con personas con discapacidad en Córdoba (España), y la relación con sus características sociodemográficas (sexo, edad, estado civil y nivel de estudios).

Métodos
Diseño: estudio de prevalencia, descriptivo y transversal.
Población: 157 profesionales
Instrumento de evaluación: un cuestionario sociodemográfico y el cuestionario MBI.
Pruebas estadísticas: Pearson, T- Student, Levene, Anova de un factor y comparaciones múltiples Post Hoc (Bonferroni).

Resultados
Los resultados de esta investigación avalan la diversidad de variables que influyen en el Burnout y en sus dimensiones. Concretamente se ha demostrado la incidencia del sexo, la edad, el estado civil y el nivel de estudios de los profesionales encuestados.

Discusión
Tras una exhaustiva revisión científica sobre el tema, y considerante los resultados obtenidos, se hace fehaciente la necesidad de continuar investigando el Burnout en este colectivo profesional. Se espera que lo resultados obtenidos ayuden en la elaboración de futuras propuestas de detección, atención temprana y reducción de este síndrome en este colectivo profesional.

Keywords:

salud mental profesionales educación discapacidad Burnout

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Llorent, Vicente J., Ruiz-Calzado, Inmaculada. Burnout e fatores sociodemográficos em profissionais da educação que trabalham com pessoas com deficiência em Córdoba (Espanha). Cien Saude Colet [periódico na internet] (2015/nov). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/burnout-e-fatores-sociodemograficos-em-profissionais-da-educacao-que-trabalham-com-pessoas-com-deficiencia-em-cordoba-espanha/15398?id=15398&id=15398

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