EN PT

Artigos

0084/2022 - COMUNICAÇÃO EM SAÚDE NAS VIVÊNCIAS DE DISCENTES E DOCENTES DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO EM SAÚDE
COMMUNICATION ON HEALTH IN THE EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS AND TEACHERS: CONTRIBUTIONS TO HEALTH LITERACY

Autor:

• Adelia Karla Falcão Soares - Soares, A. K. F. - <adelia.falcao@ufpe.br>
ORCID: http://0000-0003-2030-4207

Coautor(es):

• Caio Heinrich Correia de Sá - Sá, C. H. C. - <caioheinrich129@gmail.com>
ORCID: http://0000-0001-7973-1057

• Rayanne Lima - Lima, R. - <rayanne.slima@ufpe.br>
ORCID: http://0000-0001-9824-9952

• Mirelly da Silva Barros - Barros, M. S. - <mirelly.barros@ufpe.br>
ORCID: http://0000-0002-5205-0144

• Maria Wanderleya Coriolano-Marinus - Coriolano-Marinus, M.W. - <mariawanderleya.coriolano@ufpe.br>
ORCID: ORCID http://0000-0001-7531-2605



Resumo:

Este estudo tem como objeto de estudo a comunicação em saúde no processo formativo de enfermeiros e como objetivo analisar concepções dos professores e estudantes do curso de graduação em enfermagem acerca da comunicação em saúde à luz do constructo do Letramento em Saúde. Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de narrativas individuais dos estudantes e entrevistas semiestruturadas com professores, vinculados à uma Universidade pública. Os dados foram analisados pela codificação indutiva, apoiada pelo software Atlas T.I, versão 8.0 e no referencial teórico do Letramento em saúde. Os resultados identificaram duas categorias apoiadas pelos depoimentos dos discentes e docentes: 1) Comunicação no cuidado de enfermagem e Letramento em saúde; 2) Prática na habilidade de comunicação durante a graduação. Discentes e docentes reconheceram a comunicação e sua importância no processo relacional com usuários e no contexto de sala de aula. Identifica-se a necessidade de ferramentas práticas e reflexivas para que a comunicação seja vivenciada de forma mais dialógica e participativa, tanto com usuários, como em contextos de ensino-aprendizagem, com integração de elementos afetivos, motivacionais e de suporte.

Palavras-chave:

Comunicação, Estudante de Enfermagem, Professor, Professor Universitário, Letramento em Saúde

Abstract:

This study has as its object of study the communication in health in the training process of nurses and aims to analyze the conceptions of professors and students of the undergraduate nursing course about communication in health based in the construct of Health Literacy. Descriptive, exploratory research, with a qualitative approach. Data were collected through individual narratives of students and students semi-structured with teachers at public university. Data were obtained through the inductive path, supported by the Atlas T.I software, version 8.0 and in the theoretical framework of Health Literacy. The results identified two categories supported by the testimonies of students and professors: 1) Communication in nursing care and health literacy; 2) Practice in communication skills during graduation. Students and teachers recognized communication and its importance in the relational process with users and in the classroom context. The need for practical and reflective tools is identified so that communication is experienced in a more dialogic and participatory way, both with users and in teaching-learning contexts, with the integration of affective, motivational and supportive elements.

Keywords:

Communication, Nursing Student, Professor, University Professor, Health Literacy

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Soares, A. K. F., Sá, C. H. C., Lima, R., Barros, M. S., Coriolano-Marinus, M.W.. COMUNICAÇÃO EM SAÚDE NAS VIVÊNCIAS DE DISCENTES E DOCENTES DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO EM SAÚDE. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/Mai). [Citado em 11/10/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/comunicacao-em-saude-nas-vivencias-de-discentes-e-docentes-de-enfermagem-contribuicoes-para-o-letramento-em-saude/18340?id=18340&id=18340

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio