0093/2007 - CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR NO ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DOMICILIAR
CONTRIBUTION OF THE POPULAR EDUCATION IN DOMICILIARY ATTENDANCE PHYSIOTHERAPEUTIC
Autor:
• Cristina Katya Dantas Torres - Torres, C.K.D. - Universidade Federal da Paraíba - <criskadantas@ig.com.br>Área Temática:
Não CategorizadoResumo:
O Projeto de Extensão Fisioterapia na Comunidade é desenvolvido no Bairro do Grotão vinculado às Unidades de Saúde da Família, em João Pessoa. Procura-se neste trabalho valorizar os saberes e práticas populares. A assistência fisioterapêutica domiciliar à luz da Educação Popular, ao mesmo tempo que promove uma assistência à população desassistida, amplia nossa visão de saúde como processo educativo. A cada visita domiciliar nos confrontamos com a realidade social das camadas populares e os problemas que estas pessoas enfrentam, repercutindo no seu estado de saúde, evidenciando para nós os condicionantes sócio-econômicos do processo saúde-doença. Observa-se que ao realizar atendimentos domiciliares com base nos princípios da educação popular, amplia-se a perspectiva de atuação do fisioterapeuta, isso se deve ao fato de ser esta uma educação baseada no diálogo, que propõe a troca entre os saberes científico e popular, motivando a perspectiva de um compromisso à saúde junto a comunidade.Palavras-chaves: Educação Popular- Fisioterapia- Domicílio
Abstract:
The Project of Physiotherapy Extension in the Community is developed in the Quarter of the entailed Grotão to the Units of Health of the Family, in João Pessoa. It is looked in this work to value to know them and practical popular. The domiciliary physiotherapeutical assistance to the light of the Popular Education, at the same time that it promotes an assistance to the disassistant population, extends our vision of health as educative process. To each domiciliary visit in them we collate with the social reality of the popular layers and the problems that these people face, reverberating in its state of health, evidencing for us the partner-economic conditiots of the process health-illness. This is observed that when carrying through consultation domiciliary on the basis of the principles of the popular education, extend perspective it of performance of the physiotherapist, if it must to the fact of being this an education based on the dialogue, who considers the exchange between knowing them scientific and popular, motivating the perspective of a commitment to the health next to community.Key-Words: Popular Education - Physiotherapy - Home
Conteúdo:
O Projeto de Extensão Fisioterapia na Comunidade é desenvolvido no Bairro do Grotão vinculado às Unidades de Saúde da Família lá implantadas e na Comunidade Maria de Nazaré, localizada no bairro Funcionários III – João Pessoa, que são áreas adjacentes geograficamente. Atua juntamente com o projeto de extensão Educação Popular e Atenção à Saúde da Família 1 . Tendo a Educação Popular como base teórica e metodológica para a realização das atividades do Projeto, procura-se neste trabalho valorizar os saberes e práticas populares, buscando estabelecer uma relação dialógica com os atores com os quais temos interlocução, assim como contribuir com o fortalecimento desses sujeitos 2. Das várias atividades desenvolvidas neste projeto está a assistência fisioterapêutica domiciliar na comunidade. A relevância dessa atividade se justifica pelo fato de que muitas pessoas enfrentam obstáculos de acesso à/ aos serviços de saúde por diversos fatores, tais como a distância entre o local de moradia e os serviços que prestam atendimento; a limitação física que muitos usuários apresentam o que, muitas vezes, impede seu deslocamento em transportes coletivos; os custos financeiros que estes deslocamentos representam e com os quais estes sujeitos não conseguem arcar; e a insuficiência de vagas nos serviços causando uma demanda reprimida 3. Estes obstáculos têm feito com que muitas pessoas tenham seus problemas de saúde agravados, e dificultado ou impossibilitado o processo de reabilitação, como também uma assistência inadequada à saúde. A assistência fisioterapêutica domiciliar à luz da Educação Popular, ao mesmo tempo em que promove uma assistência à essa população desassistida, amplia nossa visão de saúde como processo educativo. Com o atendimento no domicílio das pessoas das comunidades realizado através do Projeto Fisioterapia na Comunidade, evidentemente não estamos solucionando o problema, mas com certeza contribuímos para que uma pequena parcela dos que estão excluídos do acesso ao serviço de Fisioterapia possam ter um atendimento.
METODOLOGIA:
A preocupação com a memória dessa experiência e sua sistematização nos impele a organizar arquivos onde ficam registradas todas as atividades desenvolvidas nesse trabalho. Os atendimentos domiciliares, geralmente, são indicados por agentes comunitários de saúde e pelos médicos da unidade de saúde da família (USF), os quais nos acompanham nas visitas as pessoas que estão precisando da assistência fisioterapêutica, facilitando nossa interação com a comunidade. Nossas visitas são realizadas semanalmente e registradas numa pasta, em conjunto com a avaliação que fazemos regularmente de cada paciente, descrevendo todo o tratamento, como também a evolução dos mesmos. Desse modo, é viabilizado o acesso às informações sobre nossa atuação, promovendo o resgate de informações quando necessário. O atendimento domiciliar é oferecido aos pacientes que apresentam dificuldades em se deslocar para a USF, em função de sua condição física e falta de um transporte adequado. O Fisioterapeuta atende, trata e reabilita na casa do paciente, de acordo com suas necessidades, distúrbios neurológicos (AVE, TCE, Paralisia Infantil, Parkinson, etc), ortopédicos (fraturas, entorses, contusões, etc), respiratórios (Asma, DPOC, Bronquite, etc) e ginecológicos (mulheres em fase puerperal). Tão logo ele apresente condições de se deslocar ao serviço é encaminhado para que possa interagir com a sociedade não ficando preso só ao ambiente familiar, o que faz diminuir sua rede social. Durante o atendimento em domicílio além de nos dedicarmos à recuperação, reabilitação e readaptação do paciente, procuramos identificar, através do diálogo, as atividades desenvolvidas naturalmente pelos familiares e cuidadores, e observamos a necessidade de incentivar e orientar as possíveis ações, promovendo uma saúde integral. Estimulamos, assim, as atividades favoráveis dentro da realidade de cada família, cuidador e domicílio, valorizando e reconhecendo a sua participação como membro da equipe de saúde.
DISCUSSÃO:
A cada visita domiciliar nos confrontamos com a realidade social das camadas populares e os problemas que estas pessoas enfrentam, repercutindo no seu estado de saúde, evidenciando para nós os condicionantes sócio-econômicos do processo saúde-doença e expondo a fragilidade do modelo de assistência aprendido no meio universitário. Por outro lado, aprendemos também a valorizar os saberes e iniciativas desses sujeitos. Nesse trabalho, faz-se necessário usar a criatividade para criar/adequar as técnicas aprendidas na academia à realidade local, priorizando o instrumento mais poderoso que possuímos que são “nossas mãos”, incluindo também os materiais caseiros construídos por familiares, que nos ajudam a alcançar o nossos objetivos. As descobertas resultantes da convivência com os sujeitos da comunidade provocam mudanças na compreensão sobre o fenômeno de adoecimento humano. O envolvimento com seus problemas e alegrias, conhecendo seu cotidiano e a realidade social em que estão inseridos, proporciona aos estudantes/participantes uma compreensão mais alargada do processo saúde-doença e das possibilidades de intervenção que se apresentam a um profissional de saúde. Nessa atividade, contribuímos com a melhoria na qualidade de vida da população por meio de técnicas fisioterapêuticas, além de ações educativas que visam à manutenção e promoção da saúde, como também estabelecendo vínculos e incentivando o controle social.










