0425/2018 - Decidix: Encontro da pedagogia paulo freire com os serious games no campo da educação em saúde com adolescentes.
Decidix: Meeting of the paulo freire pedagogy with the serious games in the field of health education with adolescents.
Autor:
• Rosana Juliet Silva Monteiro - Monteiro, RJS - <juliet.monteiro@hotmail.com>Coautor(es):
• Marcela Paula Conceição de Andrade Oliveira - Oliveira, MPCA - <marcelaandrade_2011@hotmail.com>• Rosalie Barreto Belian - Belian, RB - <rosalie.belian@ufpe.br, rosalie.belian@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3978-4936)
• Luciane Soares de Lima - LIMA, L.S.de - <luciane.l.wanderley@gmail.com>
• Maria Eliete Santiago - Santiago, ME - <mesantiago@uol.com.br>
• Daniela Tavares Gontijo - Gontijo, D.T. - Uberaba, - <danielatgontijo@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2117-0143)
Resumo:
A educação em saúde com adolescentes caracteriza-se como desafio cotidiano. Os serious games são ferramentas estratégicas e sua efetividade se relaciona a perspectiva pedagógica adotada. Considerando a educação em saúde como promotora de protagonismo e autonomia, a Pedagogia Paulo Freire constitui referencial teórico e metodológico relevante. O objetivo deste artigo é analisar as contribuições do serious game DECIDIX para ações educativas subsidiadas pelo referencial de Paulo Freire no campo da educação em saúde sexual e reprodutiva com adolescentes. Dados provenientes de pesquisa de validação do DECIDIX, realizada em duas etapas com adolescentes e profissionais de saúde e educação. Os dados foram coletados através de gravação das intervenções; grupo focal; entrevista e observação (participante e não participante), codificados e categorizados qualitativamente. O DECIDIX e a análise da sua efetividade foi subsidiada pelo referencial de Paulo Freire. O DECIDIX é uma ferramenta que auxilia o(a) educador(a) no desenvolvimento de ações educativas baseadas no referencial freireano, intencionadas para a construção de relações horizontalizadas e dialógicas entre educadores e adolescentes, que promovam a reflexão crítica e contribuíam para experiências promotoras de autonomia.Palavras-chave:
Educação em saúde; Jogos; Adolescente; Saúde sexual e reprodutiva.Abstract:
Health education with adolescents is characterized as a daily challenge. Serious games are strategic tools and their effectiveness is related to the pedagogical perspective adopted. Considering health education as a promoter of protagonism and autonomy, Paulo Freire’s Pedagogy constitutes a relevant theoretical and methodological reference. This article aims to analyze the contributions of serious game DECIDIX to educational actions subsidized by Paulo Freire\'s reference in the field of sexual and reproductive health education with adolescents. Datathe validation of DECIDIX research, carried out in two stages with adolescents and health and education professionals. Data were collected through recording the interventions; focus group; interview and observation (participant and non-participant) qualitatively coded and categorized. The DECIDIX and the analysis of its effectiveness was subsidized by the reference of Paulo Freire. DECIDIX is a tool that assists the educator in the development of educational actions based on the Freirean referential, intended for the construction of horizontal and dialogical relationships between educators and adolescents, that promote critical reflection and contribute toexperiences promoters of autonomy.