0386/2009 - DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO DE ODONTOLOGIA
Development of indicators for evaluating public dental health services
Autor:
• Vera Lucia Ribeiro de Carvalho Bueno - Bueno,V. L. R. C. - Londrina, Paraná - Universidade Estadual de Londrina - <veracarvalho11@hotmail.com>Área Temática:
Não CategorizadoResumo:
O objetivo do presente artigo é descrever e analisar o desenvolvimento dos indicadores utilizados para se identificar fortalezas e deficiências de serviço público de odontologia no município de Cambé, Paraná. A metodologia usada foi o estudo de caso histórico-organizacional. Para o planejamento da avaliação foi desenvolvido o modelo-lógico do serviço. Para tanto, foram coletadas informações a partir da triangulação de métodos (entrevistas, análise documental e observação). Na sequência, foi desenvolvida uma matriz que apresenta dimensões de análise, critérios, indicadores, pontuações, parâmetros e fontes de informações. Três oficinas de trabalho foram realizadas com profissionais do serviço local visando melhor adequação do modelo-lógico e da matriz à realidade do serviço. O período de coleta de dados foi novembro de 2006 a julho de 2007. Como resultado, obteve-se um fluxograma da organização do serviço de odontologia e uma matriz com duas dimensões de análise, doze critérios e vinte e quatro indicadores. O desenvolvimento dos indicadores, privilegiando a participação dos sujeitos envolvidos com a prática, proporcionou o planejamento de uma avaliação abrangente e realista.Descritores: Odontologia em Saúde Pública; Avaliação de Serviços de Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Avaliação de Processos e Resultados
Abstract:
The objective of this article is to describe and analyze the development of indicators used to identify strengths and deficiencies in public dental health service in the county of Cambé, Paraná. The methodology carried out was a historical – organizational case study. A theoretical model of the service was developed for evaluation planning. To do so, information was collected from triangulation of methods (interviews, document analysis and observation). Afterwards, a matrix was developed which presents analysis dimensions, criteria, indicators, punctuation, parameters and sources of information. Three workshops were carried out during the process with local service professionals in order to verify whether both model and matrix represented the service adequately. The periods of collecting data were November 2006 to July, 2007. As a result, a flowchart of the organization of the public dental health service was developed and one matrix with two-dimensional analysis, twelve criteria and twenty-four indicators. One can say that the development of indicators, favoring the participation of people involved with the practice, has enabled the planning for a more comprehensive and realistic evaluation.Keywords: Public Health Dentistry; Health Services Evaluation; Program Evaluation; Quality Indicators, Health Care; Outcome and Process Assessment (Health Care).