EN PT

Artigos

0197/2025 - Escala para avaliar o conhecimento sobre alimentação entre professores segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira
Scale to measure the knowledge about eating among teachers according to the Brazilian Dietary Guidelines

Autor:

• Thanise Sabrina Souza Santos - Santos, TSS - <thanisesouza@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4087-1815

Coautor(es):

• Geralda Kelen Fonseca - Fonseca,GK - <kelensme@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1015-7688

• Mariana Mendes Pereira - Pereira, MM - <mariana.mendes@edu.montesclaros.mg.gov.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1847-1746.

• Marise Fagundes Silveira - Silveira, MF - <marise.silveira@unimontes.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8821-3160

• Lucineia de Pinho - Pinho, L - <lucineiapinho@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2947-5806



Resumo:

Estudo psicométrico que buscou adaptar e validar uma escala para mensurar o conhecimento sobre alimentação saudável entre professores. Após selecionar um instrumento (GAB1), a escrita foi adaptada para o âmbito escolar, seguindo de avaliação da clareza, relevância e pertinência das 16 questões. Professores responderam ao questionário adaptado e suas respostas analisadas pelo modelo logístico de três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item. Os parâmetros foram analisados para manutenção ou exclusão da questão na escala, seguida da análise do ajuste. Foram propostos níveis de interpretação da escala e realizadas análises descritivas para caracterização dos professores. As questões apresentaram clareza, relevância e pertinência satisfatórias. Após análise das respostas dos professores, o modelo final (com dez questões) apresentou ajuste adequado: RMSEA=0,012; SRMSR=0,042; TLI=0,99 e CFI=0,99. Foram identificados três níveis de conhecimento: escolha dos alimentos, dos alimentos à refeição e Educação Alimentar e Nutricional. Professores que trabalhavam em escolas com alimentação saudável inserida no conteúdo programático apresentaram maior conhecimento. A escala GAB1-professores contribui para planejar e avaliar processos de qualificação dos professores.

Palavras-chave:

Guia Alimentar. Educação Alimentar e Nutricional. Inquéritos e Questionários. Psicometria.

Abstract:

Psychometric study aimed to adapt and validate a scale to measure the knowledge of healthy eating among teachers. After selecting an instrument (GAB1), its writing was adapted to school environment and the clarity, relevance, and pertinence of the 16 questions were assessed. Teachers responded to the adapted questionnaire and their responses were analyzed using three-parameter logistic model of Item Response Theory. The parameters were analyzed to maintain or exclude the question on the scale, followed by analysis of the fit. Levels of interpretation of the scale were proposed and descriptive analyzes were carried out to characterize the teachers. The questions presented satisfactory clarity, relevance, and pertinence. After analyzing the teachers’ responses, the final model (with 10 questions) presented adequate goodness-of-fit: RMSEA=0.012; SRMSR=0.042; TLI=0.99 e CFI=0.99. Three level of knowledge were identified: food choice; since food to meals; and Food and Nutrition Education. Teachers who worked in schools where healthy eating was included in the program content showed greater knowledge. The scale GAB1-professores contributes to planning and evaluating teacher qualification processes.



Keywords:

Food Guide. Food and Nutrition Education. Surveys and Questionnaires. Psychometrics.

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Santos, TSS, Fonseca,GK, Pereira, MM, Silveira, MF, Pinho, L. Escala para avaliar o conhecimento sobre alimentação entre professores segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2025/jun). [Citado em 05/12/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/escala-para-avaliar-o-conhecimento-sobre-alimentacao-entre-professores-segundo-o-guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira/19673

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio