0536/2010 - Estratégia saúde da família e análise da realidade social: subsídios para políticas de promoção da saúde e educação permanente
The family health strategy and analysis of social reality: allowances for policies for promotion of education and health standing
Autor:
• CHARLES DALCANALE TESSER - Tesser, C.D. - FLORIANÓPOLIS, SC - DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - <charles.tesser@ufsc.br>Área Temática:
Não CategorizadoResumo:
O artigo discute a análise da realidade elaborada por equipes de saúde da família, sintetizando resultados de estudo com abordagem qualitativa realizado em três municípios da Grande Florianópolis. O objetivo foi investigar se e de que maneira a análise da realidade social e de saúde era feita e como contribuía para a proposição de ações de promoção da saúde e de educação permanente . Observou-se que a promoção da saúde era confundida na maioria das vezes com prevenção de doenças e a educação permanente com educação continuada, estando ambas pouco presentes no trabalho dos profissionais. Destacou-se nas equipes um “espírito” educativo e preventivo, com visão predominantemente da educação como transmissão unidirecional de conhecimento. A realidade social e de saúde era pouco analisada, não resultando, na maioria dos casos, em proposições de ações de promoção da saúde, nem havia processos de educação permanente. As práticas de registro de dados pelos Agentes Comunitários de Saúde tinham caráter de cumprimento de obrigações burocráticas, embora necessidades de cuidado e prevenção suscitassem ações com caráter educativo. Concluiu-se que a educação permanente inexiste nessas equipes e que sua introdução pode contribuir para ampliar o entendimento e a prática da promoção da saúde.Palavras chave: Promoção da Saúde; Educação Permanente; Políticas de Saúde; Atenção Primária.
Abstract:
It presents results of a qualitative study, carried out during the period of 2007-9 in three cities of the Great Florianópolis, about the work process of the family health teams. The aim was to investigate if and how the analysis of social and health reality was done and to what extend it contributed to the proposition of local actions aiming at health promotion (HP) and permanent education (PE). The results showed that HP and PE were being confused with disease prevention and continuing education, and were seldom present in the professionals’ work. Also, they showed educational attitudes and preventive view, with an education approach based on unidirectional transmission of contents. The data related to the social and health reality was not deeply analyzed, mainly related to the social reality, and did not bring about, in most cases, effective propositions for actions to promote health, and it was not worked upon in a process of permanent education. The practices of recording data by the Health Community Agents was almost only a burocratic necessity, although the health care sometimes generate educational actions. It is possible to conclude that the permanent education does not exist in these groups and its introduction can contribute to broaden the view and the action of health promotion.Keywords: Health Promotion; Permanent Education; Health Policies; Primary care.