EN PT

Artigos

0121/2024 - ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE NO SUDOESTE DE GOIÁS: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA
EDUCATIONAL STRATEGIES FOR PET-HEALTH INTERPROFESSIONALITY IN SOUTHWEST OF GOIÁS STATE: A QUALITATIVE APPROACH

Autor:

• Thania Maria Diniz - Diniz, T. M. - <thanymaria@yahoo.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7014-7719

Coautor(es):

• Regiane Cardoso de Paula - De Paula, R. C. - <rcpaula@saude.sp.gov.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4797-246X

• Edlaine Faria de Moura Villela - Villela, E. F. M. - <edlaine@alumni.usp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7043-2007



Resumo:

A interação entre os atores das atividades de Educação Interprofissional é essencial para possibilitar o aprendizado compartilhado, aprimorando atitudes voltadas para a colaboração. O objetivo desse estudo é apresentar intervenções educacionais no contexto do PET-I, realizadas no ensino e no serviço de saúde de um município de Goiás, a partir da análise de grupos focais e de portfólios realizados pelos participantes, de forma longitudinal. Foi realizado um estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, fundamentado nas bases teórico-conceituais e metodológicas da EIP, no período de agosto de 2019 a novembro de 2020. Observou-se que os discentes perceberam a participação no PET-I como uma oportunidade de interagir com outras profissões, além da sua própria e de associar teoria à prática e atuar como protagonistas. Os participantes acreditam que trabalhar em conjunto para fornecer o melhor atendimento aos pacientes requer uma compreensão básica das diferentes perspectivas e responsabilidades de todos os profissionais envolvidos no trabalho. Eles enfatizaram conversas informais, reuniões e discussões de casos como uma oportunidade para que todos entendessem as opiniões e atribuições do profissional e aprofundassem o entendimento da comunicação colaborativa.

Palavras-chave:

Educação Interprofissional; Saúde Coletiva; Metodologias Ativas; Formação em saúde.

Abstract:

Interaction between those actors involved in Interprofessional Education activities is essential to enable shared learning and improve attitudes towards collaboration. The aim of this study is to present educational interventions in the context of the Education Program through PET- Health Interprofessionality (PET-I), carried out in teaching and in health service of a municipality of Goiás state, based on the analysis of focus groups and portfolios made by the participants. A descriptive exploratory study with a qualitative approach was carried out, based on the theoretical-conceptual and methodological foundations of interprofessional education,August 2019 to November 2020. It was observed that students perceived participation in PET-I as an opportunity to interact with other professions, to associate theory with practice and act as protagonists. The participants believe that working together to provide the best care for patients requires a basic understanding of the different perspectives and responsibilities of professionals involved. They emphasized informal conversations, meetings, and case discussions as opportunities to understand professional\'s opinions and assignments, and deepen their understanding of the importance of collaborative communication.

Keywords:

Interprofessional Education; Collective Health; Active Methodologies; Health training.

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Diniz, T. M., De Paula, R. C., Villela, E. F. M.. ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE NO SUDOESTE DE GOIÁS: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2024/Abr). [Citado em 17/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/estrategias-educacionais-para-o-petsaude-interprofissionalidade-no-sudoeste-de-goias-uma-abordagem-qualitativa/19169?id=19169

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio