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0334/2024 - Influência de intervenções espirituais nas doenças crônicas não transmissíveis de maior letalidade: revisão de escopo
Influence of spiritual interventions on the most lethal chronic non-communicable diseases: a scoping review

Autor:

• Rilvane de Carvalho Duarte - Duarte, R.C - <https://orcid.org/0000-0003-0546-8705>
ORCID: rilvaneduarte@gmail.com

Coautor(es):

• Ariani Cavalcante Peixoto - Peixoto, A.C - <ariani_cp@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0009-0003-0308-1993

• Ana Carolina Rocha Gomes Ferreira - Ferreira, A.C.R.G - <carolina.rocha@uncisal.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1877-0487

• Carmen Silvia Motta Bandini - Bandini, C.S.M - <carmen.bandini@uncisal.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4731-5785



Resumo:

Objetivo. Identificar e mapear estudos sobre intervenções espirituais em indivíduos com ou em prevenção de doenças crônicas não transmissíveis de maior letalidade.
Métodos. Realizada revisão de escopo sob recomendações do Instituto Joanna Briggs e extensão PRISMA para scoping review, em busca de estudos publicados a partir do ano 2000 sobre a influência de intervenções espirituais nas doenças crônicas cardiovasculares, respiratórias, diabetes Mellitus e câncer.
Resultados. Foram identificados 1564 estudos e elegíveis 26, do tipo experimentais ou quase-experimentais, publicados entre os anos de 2000 a 2022, com uma população de 3.103 participantes, distribuída entre oito modalidades de intervenção espiritual. A influência da espiritualidade nas doenças cardiovasculares foi apresentada em 16,0% dos estudos, no Diabetes Mellitus em 11,5% e no câncer em 73,0%, sem resultados relativos às doenças respiratórias.
Conclusões. Identificados efeitos positivos da assistência espiritual na saúde física, mental e espiritual de indivíduos com doenças crônicas. Sugere-se a realização de estudos com modalidades específicas de intervenção, associando-as à avaliação da espiritualidade de seus participantes; importante objeto de investigação, pela possibilidade de interferir ou não nos ganhos das referidas intervenções.

Palavras-chave:

Doença crônica; espiritualidade; religião; prevenção; saúde.

Abstract:

Goal. Identify and map studies on spiritual interventions in individuals with or in prevention of more lethal chronic non-communicable diseases.
Methods. A scoping review was carried out under the recommendations of the Joanna Briggs Institute and the extension of PRISMA for scoping review, in search of studies publishedthe year 2000 onwards on the influence of spiritual interventions on chronic cardiovascular and respiratory diseases, diabetes mellitus and cancer.
Findings. A total of 1564 studies were identified. A total of 26 experimental or quasi-experimental studies were eligible, published between 2000 and 2022, with a population of 3,103 participants, distributed among eight modalities of spiritual intervention. The influence of spirituality on cardiovascular diseases was presented in 16.0% of the studies, in Diabetes Mellitus in 11.5% and in cancer in 73.0%, with no results related to respiratory diseases.
Conclusions. Positive effects of spiritual assistance on the physical, mental, and spiritual health of individuals with chronic illnesses have been identified. It is suggested that studies be carried out with specific modalities of intervention, associating them with the evaluation of the spirituality of its participants; important object of investigation, due to the possibility of interfering or not in the gains of these interventions.

Keywords:

Chronic disease; spirituality; religion; prevention; health.

Conteúdo:

Introdução
A espiritualidade no universo científico tem sido apresentada como um aspecto diligente e intrínseco do indivíduo, capaz de fazê-lo buscar significado e sentido na vida, a partir de uma busca íntima e relacionada a algo que transcenda a matéria; tornando-se um importante instrumento de direcionamento e equilíbrio (1,2).
Quanto à distinção entre os termos religiosidade e espiritualidade, necessária para fins de pesquisa, a literatura reconhece que, embora relacionados e com sobreposição considerável, eles não são sinônimos (3,4). Religiosidade inclui um sistema de crenças e práticas, ou seja, a maneira com que o indivíduo acredita e segue a sua religião; idolatra, comunica-se e aproxima-se do sagrado, do divino, de Deus, por meio de participação organizacional, em templo religioso, ou ainda, individualmente, como em orações, leituras e programas religiosos (5). Já a espiritualidade é apresentada como um conjunto de experiências e sentimentos internos, onde cada indivíduo busca significado e propósito, refletindo na maneira de relacionar-se consigo, com a família e com o seu entorno em geral (amigos, sociedade, natureza), além de estar atrelada ao transcendente ou sagrado (6).
Diante do adoecer, a espiritualidade assume importante papel de enfrentamento e fortalecimento, podendo afetar a percepção de bem-estar e qualidade de vida dos pacientes, assim como de seus familiares, especialmente quando enfrentam doenças graves e terminais, auxiliando-os a lidar com a dor e com o sofrimento, na busca por um sentido sobre o momento vivido (7,8).
As doenças crônicas não transmissíveis de maior letalidade, aqui representadas pelo termo DCNTML, o qual embora não padronizado pela literatura científica atual, intenta favorecer uma melhor leitura do presente estudo; são consideradas as principais causas de morte, incapacidades e perda de qualidade de vida, apresentam-se em quatro principais grupos: doenças cardiovasculares (DC), cânceres (CA), doenças respiratórias crônicas (DRC) e diabetes Mellitus (DM) e representam, em função de sua gravidade, importante impacto na saúde pública global (9–11).
Estima-se que 41 milhões de mortes no mundo (71% das mortes) são causadas pelas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT); destas, 15 milhões prematuras (de indivíduos de 30 a 69 anos de idade), ocorridas especialmente em países com rendas baixa e média (regiões africanas, do Mediterrâneo Oriental, Sudeste Asiático, Europa, Pacífico Ocidental e Américas) (11–13).
Frente a este cenário e com vistas ao enfrentamento do tema, surgem os estudos que vinculam espiritualidade às DCNTML, os quais apresentam estratégias que podem contribuir com a prevenção, manejo e tratamento dos pacientes por elas acometidos (14), a exemplo das intervenções espirituais, que se utilizam de ferramentas religiosas e/ou espirituais no cuidado ao paciente ou aos seus familiares, de modo a contribuir com a assistência integral ao indivíduo, por acrescentar o cuidado espiritual na assistência à saúde (15,16). Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi identificar e mapear os estudos existentes sobre intervenções espirituais em indivíduos com DCNTML ou em prevenção de seus fatores de risco.

MATERIAIS E MÉTODOS
Foi realizada uma revisão de escopo sob as recomendações do Instituto Joanna Briggs (17) e extensão PRISMA para scoping review (PRISMA-ScR) (18), no intuito de responder a seguinte questão norteadora: quais os estudos existentes sobre intervenções espirituais em indivíduos com ou em prevenção de DCNTML? Os critérios de inclusão e exclusão foram elaborados com amparo na referida questão, respeitando-se a estratégia mnemônica PCC (população, conceito e contexto). Assim, foi definida a população como indivíduos com ou em prevenção de DCNTML, de qualquer sexo e faixa etária. Como conceito, definiram-se as intervenções espirituais prestadas na assistência em saúde, e como contexto foram definidas as DCNTML.
Foram incluídos estudos originais com desenho experimental e quase-experimental, que apresentaram o uso de intervenções espirituais como prevenção de fatores de risco das DCNTML ou como tratamento de indivíduos com as referidas doenças, publicados a partir do ano 2000 em periódicos indexados na área da saúde e disponíveis, em formato completo e gratuito, nos idiomas português, inglês, espanhol, francês ou italiano. Na busca por informações em estudos primários, foram excluídos artigos de revisão e literatura cinzenta.
A estratégia de pesquisa seguiu em duas etapas: 1) Pesquisa inicial nas bases eletrônicas selecionadas para a pesquisa: PubMed, Scielo e Portal Regional da BVS, para identificar as palavras-chaves informadas nos artigos que pudessem ser utilizadas em combinação com os termos de indexação das referidas bases; 2) Elaboração de estratégia de busca, nas três bases selecionadas e acima descritas, com ampliação das palavras-chaves e descritores oficiais para uma pesquisa mais completa. Na base PubMed, foram utilizados os Medical Subject Headings (MeSH) e seus entry terms e nas demais bases, utilizou-se os DeCs e sinônimos.
As buscas seguiram os critérios de inclusão e exclusão acima apresentados e foram realizadas em maio de 2023. Os termos da pesquisa, com alguma variação por base de dados, incluíram: “spirituality” OR “religiosity” OR “religion” AND “non_communicable chronic diseases” OR “neoplasms” OR “diabetes Mellitus” OR “respiratory tract diseases” OR “cardiovascular diseases”, conforme apresentado na tabela 1.
Após as buscas, os dados foram compilados e esquematizados em planilhas do Microsoft Excel. Os artigos foram analisados de forma independente e cega por dois revisores (RCD e ACP), em 4 estágios: 1º Eliminação de duplicatas; 2º Leitura de títulos e resumos; 3º Leitura dos estudos na íntegra e 4º Busca por estudos complementares nas referências dos estudos analisados na presente revisão. As incongruências ou dúvidas foram resolvidas por consenso entre as autoras.
Após o quarto estágio foi elaborado um instrumento de análise e síntese dos estudos incluídos, agrupando por similaridades as características dos estudos (autores, ano de publicação, país, objetivos, tipo de estudo, população, instrumentos de coleta); da população e da intervenção espiritual. Posteriormente, foi realizada uma análise dos dados extraídos, utilizando-se tabelas e figuras, relativas aos atributos das etapas de triagem e seleção dos estudos; e das intervenções realizadas, com suas repercussões na saúde dos indivíduos. Antes do uso definitivo deste instrumento, foi realizado um teste piloto para certificação da adequação de seus itens. As estratégias de busca e os achados iniciais desta pesquisa estão disponíveis no acervo Scielo Data sob o link: https://demo.dataverse.org/dataset.xhtml?persistentId=doi%3A10.70122%2FFK2%2FCOHZJQ&version=DRAFT.

RESULTADOS
Foram identificados 1564 estudos, dos quais 138 foram elegíveis para leitura na íntegra. Ao seu término, 112 estudos foram excluídos por incongruência quanto ao conceito (42), ao contexto (2) e ao delineamento (68) da presente revisão. Desta forma, a síntese foi elaborada a partir de 26 estudos, como apresentado na figura 1.
As publicações compreenderam um período de 2001 a 2022, com maior concentração entre os anos de 2013 e 2021 (69,2%). Quanto à distribuição geográfica, os estudos se concentraram em quatro países (EUA, Irã, Brasil e Japão), sendo 13 (50%) conduzidos nos EUA, 7 (26,9%) no Irã, 4 (15,3%) no Brasil e 2 (7,6%) no Japão.
Todos os 26 estudos incluídos foram do tipo experimentais ou quase-experimentais, o que demonstra a preocupação dos pesquisadores na busca por evidências científicas sobre os efeitos das intervenções espirituais na saúde dos indivíduos. Destes, 4 (16,0%) estudaram a influência da espiritualidade em indivíduos com ou em prevenção das doenças cardiovasculares; 3 (11,5%) do Diabetes Mellitus e 19 (73,0%) do câncer, sendo um destes voltado aos cuidadores de crianças com câncer. Não foram encontrados estudos referentes à influência da espiritualidade nas doenças respiratórias crônicas, após a aplicação dos critérios de exclusão.
Ao todo, os 26 estudos envolveram uma população de 3.103 participantes com ou em prevenção de DCNTML, com variação do número de participantes de 10 a 443. Destes, 172 (5,4%) foram participantes com doença cardiovascular; 619 (19,9%) em prevenção de fatores de risco para doença cardiovascular; 90 (2,9%) diabéticos; 604 (19,46%) em prevenção de fatores de risco para o Diabetes; 658 (21,2%) com câncer e 960 (30,9%) em prevenção de fatores de risco para o câncer.
As intervenções espirituais utilizadas nos estudos, foram apresentadas na tabela 2. Um estudo (3,8%) utilizou o passe espírita (19); oito (30,7%) utilizaram a oração (intercessória, centrante, em grupo, recitação de prece) (20–27); quatro (15,3%), a leitura de escrituras sagradas e textos religiosos (20,27–29); um (3,8%), a escrita de temas religiosos associados a sentimentos profundos (30); um (3,8%), a musicalização (gospel; dança de louvor e adoração) (27); dois (7,6%), livretos sobre cuidado espiritual (modelo de atenção espiritual do coração saudável; temas religiosos e escrituras bíblicas) (31,32); treze (46,15%), reflexões espirituais (elementos de fé e espiritualidade, aconselhamentos, tomada de decisão informada, integração com materiais educacionais) (24,29,33–42); três (11,5%) meditação (transcendental; método de concentração) (20,24,26) e dois estudos (7,6%) utilizaram a própria avaliação espiritual, como método intervencionista (26,30,43).
Considerando os principais achados descritos na tabela 2, observou-se que as intervenções espirituais influenciaram nos aspectos físicos-fisiológicos: redução de sintomas físicos relacionados à doença (19,21,23,30,33,38), como níveis de fadiga, dor e tensão muscular (19,33); melhora na eficiência de mecanismos miocárdicos e da saúde cardiovascular (21,27); perda de peso corporal; redução da glicemia de jejum em plasma(38); da pressão arterial sistêmica, da frequência respiratória (23); aumento da atividade das células natural Killer (41). Também houve influência da espiritualidade na conscientização quanto ao adoecer, ou seja, no compromisso do paciente com o seu próprio tratamento, atinente ao autocuidado e enfrentamento da doença (25,29,32,39,42).
Ainda na tabela 2, são apresentados os principais resultados da influência da espiritualidade nos aspectos de saúde mental e espiritual dos participantes. Dez estudos referiram melhora da qualidade de vida, esperança ou bem-estar de seus participantes, após a intervenção espiritual realizada (19,20,24,26,30,33,34,37,40,41); quatro referiram redução da depressão (19,30,36,40), cinco, da ansiedade (19,23,30,36,40) e oito, da dor e da angústia espirituais (19,22,26,31,33,35,41,43).

DISCUSSÃO
No presente estudo sobre a influência das intervenções espirituais nas doenças crônicas não transmissíveis de maior letalidade, a estratégia de busca desenvolvida e os critérios de elegibilidade identificaram 26 estudos, em sua maioria experimentais.
Foram encontradas oito modalidades de intervenções espirituais, oferecidas na atenção primária, secundária e terciária à saúde. A maioria dos estudos da presente revisão, aponta a necessidade da oferta da assistência espiritual como importante ferramenta para a conscientização sobre o adoecer, com repercussão na prevenção de doenças; adesão ao tratamento, motivação ao autocuidado, melhora da qualidade de vida, do bem-estar e da saúde física, mental e espiritual, o que corrobora com os estudos de Moreira, Santana Junior e Posso (44).
Embora os benefícios da dimensão espiritual possam estar indicados em uma grande parcela de estudos nacionais e internacionais, o que direciona o interesse de profissionais e pesquisadores pela temática (45), ainda são escassos os estudos que apontam o avanço desta assistência nas DCNTML, como demonstrado na presente revisão, a qual apresenta inclusive, ausência de evidências sobre a influência da espiritualidade nas doenças crônicas não transmissíveis do trato respiratório na literatura pesquisada.
O manejo da dor e do sofrimento espirituais, diferente dos estudos de Conceição et al. (46), não se restringiu à avaliação espiritual. Foi observado neste estudo que além das diversas modalidades de intervenção apresentadas, o próprio diagnóstico espiritual por si só, já foi um meio possível de alívio do sofrimento desta natureza. Uma vez que viabilizou um momento de escuta e expressão de pensamentos e sentimentos atinentes à dimensão espiritual.
Como apresentado nos resultados deste estudo, a saúde espiritual complementa o domínio total da saúde de um indivíduo e sua influência pode interferir tanto nos aspectos de saúde espiritual, quanto física e mental. Desta feita, como afirmam Saad e Medeiros (47), o modelo de assistência em saúde deve contemplá-la, especialmente por favorecer uma melhora nos aspectos multivariados da saúde; harmonizar mal-entendidos religiosos-espirituais que possam interferir no progresso do tratamento; saciar a demanda implícita já apresentada na ciência, com vistas à redução de custos no tratamento convencional.
O sofrimento espiritual é um sintoma clínico e consequentemente merece ser avaliado, diagnosticado e tratado; porquanto, indivíduos que experimentam angústias espirituais gravosas, tendem a piorar a sua qualidade de vida e progredir para a depressão e ansiedade (48). Nossos resultados tanto atestam a redução de sintomas psicológicos, tais como depressão e ansiedade; quanto ampliam o leque de benefícios da assistência espiritual para além dos sintomas desta natureza.
Contudo, ainda há entraves que precisam ser sanados na implementação desta modalidade de assistência nos serviços de saúde, como aponta o estudo de Santos et al. (49): tempo limitado do profissional no tocante à conciliação de sua rotina com esta modalidade de assistência, com vistas à necessidade de profissionais habilitados especificamente para este fim; falta de conhecimento e de treinamento para uma abordagem adequada, com consequente necessidade de formação e de apropriação de ferramentas, e por fim, ausência de conscientização e estruturação dos serviços para a assistência espiritual.
A principal limitação da presente revisão se refere à dificuldade na generalização dos estudos, especialmente devido à heterogeneidade dos instrumentos de medida, das modalidades de intervenção e do tempo de oferta da assistência prestada.

CONCLUSÃO
Esta revisão de escopo indicou possibilidades de como diferentes formas de assistência espiritual podem interferir positivamente na saúde física, mental e espiritual de indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis de maior letalidade.
Foram identificadas como intervenções espirituais o passe espírita, orações, leituras de escrituras sagradas ou textos religiosos, escrita de temas religiosos associados a sentimentos profundos, musicalização (gospel, dança de louvor e adoração), livreto sobre cuidado espiritual, reflexões espirituais, meditação, além da própria avaliação espiritual.
Os resultados desta revisão corroboram os achados científicos existentes sobre os benefícios da assistência espiritual na saúde, ao tempo que indica a escassez de estudos voltados à temática. Desta feita, identificamos oportunidades de pesquisas futuras: (1) explorar modalidades de assistência espiritual em separado, a fim de identificar a eficácia de cada uma delas, associando-as à investigação da espiritualidade dos indivíduos a elas submetidos, a qual também pode ser um importante objeto de investigação pela possibilidade de interferir nos ganhos oriundos das intervenções e (2) explorar as suas repercussões em sintomatologias específicas.


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Duarte, R.C, Peixoto, A.C, Ferreira, A.C.R.G, Bandini, C.S.M. Influência de intervenções espirituais nas doenças crônicas não transmissíveis de maior letalidade: revisão de escopo. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2024/out). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/influencia-de-intervencoes-espirituais-nas-doencas-cronicas-nao-transmissiveis-de-maior-letalidade-revisao-de-escopo/19382?id=19382&id=19382

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