0232/2015 - O Conhecimento E O Ensino Sobre As Doenças Sexualmente Transmissíveis Entre Universitários
O Conhecimento E O Ensino Sobre As Doenças Sexualmente Transmissíveis Entre Universitários
Autor:
• Eneida Lazzarini de Castro - de Castro, Eneida Lazzarini - Universidade Estadual de Campinas, Clínica Médica - <eneida_lazzarini@yahoo.com.br> +Coautor(es):
• Tânia Alencar de Caldas - de Caldas, Tânia Alencar - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - <unicamp2010@ig.com.br>• André Moreno Morcillo - Morcillo, André Moreno - Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Pediatria - <morcillo@fcm.unicamp.br>
• Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira - Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - <emaguiarp@gmail.com>
• Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho - Velho, Paulo Eduardo Neves Ferreira - Universidade Estadual de Campinas, Clínica Médica - <pvelho@unicamp.br>
Área Temática:
Informação e Comunicação em SaúdeResumo:
ResumoDoenças sexualmente transmissíveis (DST) são a principal causa global de doença aguda e morte e representam elevado custo socioeconômico. Universitários são altamente expostos. A pesquisa desenvolvida na Unicamp teve como objetivo quantificar e gerar autopercepção do (des)conhecimento sobre as DST, além de avaliar o interesse em uma disciplina sobre o tema. O instrumento de coleta de dados foi o questionário enviado eletronicamente aos graduandos do final de 2011 e aos alunos recém-ingressos em 2012. Responderam o questionário 1.448 veteranos e 371 calouros. Não tinham tido atividade sexual 20% dos veteranos e 38% dos calouros. Dos alunos que já haviam tido, 26,9% não tinham parceria fixa e 28,2%, mais que duas parcerias/ano. O preservativo foi usado por 99% dos alunos, mas menos de 20% deles faziam uso adequado. Cerca de 80% não sabiam que o preservativo não protege fora da área de barreira; pretendiam ler mais sobre DST e aprenderam algo sobre o assunto. Quase a metade julgou que uma disciplina deveria ser oferecida a todos os graduandos. Estes dados serão úteis para definir estratégias de prevenção e o instrumento didático poderá ser utilizado em outros ambientes de ensino.