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0085/2022 - O ensino das boas práticas obstétricas na perspectiva dos preceptores da residência
The good obstetric practices\' teaching in the perspective of the residency preceptors

Autor:

• Elisabete Mesquita Peres de Carvalho - Carvalho, E. M. P. - <elisabete_mpc@yahoo.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5140-0237

Coautor(es):

• Leila Bernarda Donato Göttems - Gottems, L. B. D. - <leila.gottems@gmail.com, leila.gottems@uol.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2675-8085

• Dirce Bellezi Guilhem - Guilhem, D. B. - <guilhem@unb.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4569-9081



Resumo:

Este trabalho teve como objetivo compreender como o tema das boas práticas obstétricas é ensinado nos programas de residência na percepção dos preceptores. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com triangulação de dados, de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 35 profissionais, sendo 21 médicos e 14 enfermeiros. Os dados foram coletados no período entre março a junho de 2018. A análise contou com o com o suporte do Software NVivo®. Os núcleos de sentidos e as categorias foram identificados nas diversas etapas, nos projetos pedagógicos: os aspectos estruturantes, perfil de competências e políticas norteadoras do parto normal; nas entrevistas: abordagem teórico-prática e as práticas presentes na formação e, na observação participante: aspectos relacionados a estrutura dos cenários e a utilização das práticas. Foram observados possibilidades e limites na atuação dos preceptores no processo de formação, configurando-se em uma área que requer atenção contínua e direcionada ao fortalecimento dos processos pedagógicos de forma a ampliar o potencial disruptivo dos novos profissionais de saúde.

Palavras-chave:

Formação Profissional em Saúde; Parto normal; Obstetrícia; Saúde da Mulher.

Abstract:

The objective of this work was understand how the topic of good obstetric practices is taught
in residency programs in the perception of preceptors. This is a descriptive, exploratory study, with data triangulation, qualitative approach. 35 professionals participated in the research, 21 doctors and 14 nurses. Data were collectedMarch to June 2018. The analysis was supported by NVivo® Software. The nuclei of meanings and categories were identified in the different stages, in pedagogical projects: the structuring aspects, competence profile and guiding policies for normal childbirth; in the interviews: theoretical-practical approach and the practices present in the training and, in participant observation: aspects related to the structure of the scenarios and the use of practices. Possibilities and limits were observed in the role of preceptors in the training process, taking shape in an area that requires continuous and directed attention to the strengthening of the pedagogical processes in order to expand the disruptive potential of new health professionals.

Keywords:

Health Human Resource Training; Natural Childbirth; Obstetrics; Women\'s Health.

Conteúdo:

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Como

Citar

Carvalho, E. M. P., Gottems, L. B. D., Guilhem, D. B.. O ensino das boas práticas obstétricas na perspectiva dos preceptores da residência. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/mai). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/o-ensino-das-boas-praticas-obstetricas-na-perspectiva-dos-preceptores-da-residencia/18341?id=18341&id=18341

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