EN PT

Artigos

0240/2019 - Otras Voces de la Locura Cantada: Usos y Significados de la Locura en la Subcultura Punk Española (1981-2010).
Other Voices of Madness in Song: Uses and Meanings of Madness in the Spanish Punk Subculture (1981-2010).

Autor:

• Fabian Pavez - Pavez, F - <fapavez@uc.cl>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4439-3048

Coautor(es):

• Erika Saura - Saura, E - <erykai_@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1283-9677

• Pedro Marset - Marset, P - <marset@um.es>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8510-7111



Resumo:

Introducão. Na literatura médica o estudo das descrições dos transtornos mentais na música é escasso, apesar de que a reprodução de visões estigmatizantes possa interferir na procura por tratamento. Objetivo. Determinar a extensão e natureza das descrições da loucura no punk espanhol. Método. Análise de conteúdo. Foram revisadas as letras de 3.653 músicas, procurando as palavras \"louco\", \"loucura\" e outras relacionadas. 174 obras foram identificadas e analisadas posteriormente por dois codificadores. O manual de codificação incluiu 28 códigos para 4 categorias: usos, sentidos e significados da loucura; tema principal da música; palavra \"louco\" em expressões; louco como personagem. Resultados. Os usos da loucura como descontrole e imprevisibilidade foram as mais frequentes. Nas expressões, as associações com descontrole também foram as mais frequentes. A palavra louco predominou como um atributo ou qualidade. Discussão. A comparação com dados prévios sugere que as ideias de loucura como \"doença\", \"perda de controle\" e \"oposição à razão\" seriam mais universais. Os aspectos identitários do punk espanhol foram a pano de fundo para os conteúdos identificados, emergindo a loucura como sinal de identidade e manifestação de alteridade.

Palavras-chave:

Medicina nas Artes, Saúde Mental, Pesquisa Qualitativa

Abstract:

Introduction: The depictions of mental disorders in music are an under explored topic within the medical field. This is despite the impact of the reproduction of stigmatizing representations. Objective: To describe the meanings and uses of the theme of madness within the Spanish punk music (1981-2010) as a basis for comparisons with other countries and musical genres. Method: Content Analysis. 3.653 song lyrics were reviewed looking for the words ‘crazy,’ ‘madness’, or other related terms. 174 songs were identified and subsequently analyzed. The code book contained 28 codes representing 4 categories: uses and meanings of ‘madness’; main song topic; ‘crazy’ in set phrases; and ‘embodied madness’. Findings: Madness as unpredictability or loss of control was prevalent. In set phrases, links between madness and loss of control were recurrent too. The depictions of ‘crazy’ characters (‘embodied madness’) were less frequent than the use of \'crazy\' as a qualifying term. Discussion: Comparisons with previous literature findings suggest that the senses of madness as ‘pathology,’ ‘loss of control,’ and ‘opposition to reason’ could be universal. The identified contents were framed in the context of Spanish punk\'s identity. So, the theme of madness emerges as a sign of identity, a manifestation of otherness.

Keywords:

Medicine in the Arts, Mental Health, Qualitative Research

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Pavez, F, Saura, E, Marset, P. Otras Voces de la Locura Cantada: Usos y Significados de la Locura en la Subcultura Punk Española (1981-2010).. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2019/ago). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/otras-voces-de-la-locura-cantada-usos-y-significados-de-la-locura-en-la-subcultura-punk-espanola-19812010/17314?id=17314

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio