0304/2017 - Prevalência de bullying e fatores associados em escolares brasileiros, 2015. Prevalence of bullying and associated factors in Brazilian schoolchildren, 2015.
• Marta Angélica Iossi Silva - SILVA, M.A.I. - Ribeirão Preto, SP - <maiossi@eerp.usp.br>
Resumo:
O estudo analisou a prevalência de sofrer bullying e fatores associados em escolares brasileiros. Trata-se de análise da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015 em amostra nacional com 102.301 alunos do 9º ano. Foi calculada a prevalência de sofrer Bullying e para estimar as associações entre vitimização e variáveis sociodemográficas, contexto familiar, violência familiar, saúde mental, comportamentos de risco, foi feita inicialmente análise bivariada com estimativas de razões de chance (OR) e IC95%. Posteriormente, procedeu-se ao modelo de regressão logística múltipla, inserindo as variáveis de interesse, com (p< 0,20). No modelo final ajustado (ORa) permaneceram variáveis com p < 0,05. A prevalência de bullying foi 7,4%. A análise multivariada mostrou maior chance de sofrer bullying escolares do sexo masculino, 13 anos, da escola pública, filhos de mães sem escolaridade (OR 1,3 IC95% 1,15-1,47), que trabalham (OR 1,33 IC95% 1,23-1,43), com relato de solidão (OR 2,88 IC95% 2,69-3,08), sem amigos (OR 1,67 IC95% 1,49-1,86), com insônia; que sofreram agressão física dos familiares (OR 2,35 IC95% 2,2-2,51), faltaram as aulas sem avisar aos pais (OR 1,4 IC95% 1,31-1,49), usaram tabaco. Predominaram vítimas de 13 anos, com contexto social e familiar desfavorável, mostrando cenário de vulnerabilidades, demandando apoio de redes de proteção social, escolas e famílias.
The study analyzed the prevalence of bullying and associated factors in Brazilian schoolchildren. It is an analysis of the National School Health Survey (PeNSE) 2015 in a national sample with 102,301 9th grade students. The prevalence of Bullying was calculated and to estimate the associations between victimization and socio-demographic variables, family context, family violence, mental health, risk behaviors, bivariate analysis was performed with estimates of odds ratios (OR) and 95% CIs. Subsequently, the multiple logistic regression model was ed, ing the variables of interest, with biological plausibility. The final adjusted model (ORa) remained variable (p
Prevalence of bullying and associated factors in Brazilian schoolchildren, 2015.
Resumo (abstract):
The study analyzed the prevalence of bullying and associated factors in Brazilian schoolchildren. It is an analysis of the National School Health Survey (PeNSE) 2015 in a national sample with 102,301 9th grade students. The prevalence of Bullying was calculated and to estimate the associations between victimization and socio-demographic variables, family context, family violence, mental health, risk behaviors, bivariate analysis was performed with estimates of odds ratios (OR) and 95% CIs. Subsequently, the multiple logistic regression model was ed, ing the variables of interest, with biological plausibility. The final adjusted model (ORa) remained variable (p
Deborah Carvalho Malta, MELLO, F.C.M., Prado, RR, Sá, A.C.M.G.N, Marinho de Souza, M.F, Pinto, Isabella, Silva, Marta Maria Alves, SILVA, M.A.I.. Prevalência de bullying e fatores associados em escolares brasileiros, 2015.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2017/set). [Citado em 24/12/2024].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/prevalencia-de-bullying-e-fatores-associados-em-escolares-brasileiros-2015/16356?id=16356