EN PT

Artigos

0156/2013 - Quem educa queer:a perspetctiva de uma analitica queer aos processos de educação em saúde
Who educates queer: The prospect of an analytical queer to the health education porcess

Autor:

• Jose Inacio Jardim Motta - Motta, J.I.J - Rio de Janeiro, RJ - Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ - <inacio@ensp.fiocruz.br>


Área Temática:

Saúde e Gênero

Resumo:

RESUMO

Este ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de incorporação de um corpus analítico queer aos processos de educação no campo da saúde. Aponta que o desenvolvimento do sistema único de saúde, com seus enunciados de novas práticas de saúde, tem revelado desafios que passam pela ampliação do escopo de conhecimentos que se fazem necessários aos novos arranjos propostos, bem como uma revitalização da noção de sujeito. Aqui, tomamos a perspectiva queer para compreender como as identidades, e em particular as de gênero e sexualidade, são naturalizadas e essencializadas em um processo social e cultural, e como isso pode determinar, nos micros espaços sociais, práticas educacionais com potência de reforçar a subalternidade das chamadas sexualidades minoritárias. A teoria queer, enquadrada nas chamadas teorias pós-críticas da educação, é analisada com base nas categorias: poder, resistência, transgressão em contextos de normalização e subjetivação. Assume-se que processos de educação na saúde, ancorados em uma pedagogia queer, trabalham no plano da diferença e não da diversidade, propondo processos de desconstrução dos binarismos tais como natureza/cultura, razão/paixão, homossexual/heterossexual, caminhando na conformação de sujeitos sociais e culturais mais transgressores.
Palavras-chave: TEORIA QUEER, GÊNERO E SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO EM SAÚDE.

Palavras-chave:

teoria queer gênero e sexualidade educação em saúde

Abstract:

This theoretical essay aims to reflect the possibilities of a queer analytical processes of education in the health field. Points out that the development of the national health care system, with its new set of health practices have revealed challenges that go through broadening the scope of knowledge that are necessary to the proposed new arrangements, as well as a revival of the notion of subject. Here we take the queer perspective to understand how identities and in particular gender and sexuality are naturalized, in a social and cultural process, and how it can determine in the micros social spaces, educational practices to strengthen the power of subordination of calls minority sexualities. Queer theory framed in so-called post-critical theories of education is analyzed from the categories: power, resistance, transgression in the context of standardization and subjectivity. It is assumed that processes health education, anchored in a queer pedagogy, working in terms of difference and not diversity, proposing processes of deconstruction of binaries such as nature / culture, reason / passion, homosexual / heterosexual, walking in shaping cultural and social subjects more resistant and more transgressors in their way of being in life.

Keywords:

queer theory gendre and sexuality health education

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Motta, J.I.J. Quem educa queer:a perspetctiva de uma analitica queer aos processos de educação em saúde. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2013/Mai). [Citado em 06/10/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/quem-educa-queera-perspetctiva-de-uma-analitica-queer-aos-processos-de-educacao-em-saude/12862?id=12862

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio