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0071/2007 - Representações Sociais do Trabalho: Uma Análise Comparativa entre Jovens Trabalhadores e não Trabalhadores
Work’ social representations: comparative analysis of working and non-working teens

Autor:

• DENIZE CRISTINA DE OLIVEIRA - Oliveira, D.C. - RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UERJ - <dcouerj@gmail.com>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

O trabalho na adolescência é justificado, dentre outros aspectos, pela necessidade econômica das famílias. Os objetivos deste estudo foram: analisar o conteúdo e a estrutura da representação social do trabalho na adolescência, entre estudantes trabalhadores e não trabalhadores, entre 14 e 18 anos; verificar se as cognições participantes do núcleo central das representações caracterizadas se confirmam em uma segunda técnica de estudo das representações. A amostra foi composta por 724 alunos do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. A coleta de dados foi realizada através da técnica de evocações livres de palavras, utilizando o termo indutor “trabalho”, e da realização de 21 grupos focais. Os resultados revelam que a representação do trabalho, em ambos os grupos, foi associada a significados morais e psicossociais positivos. Do ponto de vista metodológico, a maioria dos elementos classificados como participantes do núcleo central da representação, foram confirmados nos diferentes eixos temáticos da análise de conteúdo dos grupos focais.
Palavras-chave: Trabalho na adolescência; adolescência; representações sociais; evocação livre; análise de conteúdo.

Abstract:

The fact that adolescents are compelled to work can usually be explained as caused by financial needs of their families. The objectives of this study are to characterize the content and the structure of the social representation of adolescence work, by working and non working adolescents, 14 to 18 years old; and to evaluate if the hypotheses of the central core of representation are confirmed by other technique of social representations analysis. The sample included 724 high school students of a public school of the city of São Paulo. Data collection was carried out through word free evocation technique, using “work” as inductor term, and employing 21 focal groups. The results show the representations of work in both groups are significantly associated to positive moral and psychosocial meanings. The greatest part of the elements classified as central core hypotheses was confirmed in the several thematic axis of the content analysis of focal groups.
Keywords: Adolescence work, adolescence, social representation, free evocations, content analysis.

Conteúdo:

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Citar

Oliveira, D.C.. Representações Sociais do Trabalho: Uma Análise Comparativa entre Jovens Trabalhadores e não Trabalhadores. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2007/fev). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/representacoes-sociais-do-trabalho-uma-analise-comparativa-entre-jovens-trabalhadores-e-nao-trabalhadores/508?id=508&id=508

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