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0071/2024 - Teleassistência no Sistema Único de Saúde brasileiro: onde estamos e para onde vamos?
Telecare in the Brazilian Unified Health System: we are and are we going?

Autor:

• Soraia de Camargo Catapan - Catapan, S. C. - <s.decamargocatapan@uq.edu.au>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6223-1697

Coautor(es):

• Eduardo Alves Melo - Melo, E. A. - <eduardo.melo@fiocruz.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5881-4849

• Angélica Baptista Silva - Silva, A. B. - <angelica.baptista@fiocruz.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0292-5106

• Mariana Vercesi de Albuquerque - Albuquerque, M. V. - <mariana.albuquerque@fiocruz.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0763-6357

• Maria Cristina Marino Calvo - CALVO, M. C. M. - <cristina.calvo@ufsc.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8661-7228



Resumo:

Este artigo explora a teleassistência desde os desenvolvimentos da telessaúde e da aceleração da transformação digital na saúde provocada pela pandemia de COVID-19, com foco no Sistema Único de Saúde (SUS). Aborda questões terminológicas, escopo de ações, potencialidades do uso para atenção à saúde, e condicionantes e contingências para a utilização da teleassistência no Brasil, concentrando-se nas teleconsultas e nas interações entre profissionais de saúde e pacientes. Por fim, apresenta um conjunto de proposições para o desenvolvimento das políticas e práticas de teleassistência no Brasil, tendo em vista os princípios do SUS, organizados em dois eixos estratégicos centrais: diretrizes político organizacionais e proposições operacionais e de organização dos serviços e do cuidado. Destaca-se a importância de ponderar e elucidar os alcances e os limites das novas tecnologias para evitar idealizações e deslumbramentos com suas propostas de solução para os complexos problemas de saúde. As soluções de teleassistência devem ser compatíveis com princípios e diretrizes do SUS e com o modelo de atenção preconizado, que prevê a organização da rede a partir da Atenção Primária, para garantir acesso, integralidade e qualidade da atenção à saúde para a sociedade brasileira.

Palavras-chave:

Consulta Remota. Telessaúde. Saúde Digital. Assistência ao paciente. Sistema Único de Saúde.

Abstract:

This article explores telecaretelehealth developments and the recent acceleration of the digital health transformation caused by the COVID-19 pandemic, focusing on the Brazilian Unified Health System (SUS). It addresses terminological issues, the scope of actions, the potential use for healthcare, and constraints and contingencies for telecare in Brazil, focusing on teleconsultations and interactions between health professionals and patients. Finally, it presents a set of propositions for the development of telecare policies and practices in Brazil, considering the principles of SUS, in two central themes: organizational political guidelines and operational propositions to organise services and care. The importance of pondering and elucidating the scope and limits of new technologies is highlighted in the attempt to avoid idealizations with proposed solutions to complex health problems. Telecare solutions should be compatible with SUS principles and with the recommended model of care, with the healthcare network coordinated and organised by primary care, ensuring access to health services and integrated and quality healthcare for Brazilian society.

Keywords:

Remote consultation. Telehealth. Digital Health. Patient care. Unified Health System.

Conteúdo:

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Como

Citar

Catapan, S. C., Melo, E. A., Silva, A. B., Albuquerque, M. V., CALVO, M. C. M.. Teleassistência no Sistema Único de Saúde brasileiro: onde estamos e para onde vamos?. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2024/Mar). [Citado em 05/10/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/teleassistencia-no-sistema-unico-de-saude-brasileiro-onde-estamos-e-para-onde-vamos/19119?id=19119

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