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0298/2022 - Trajetória Profissional e Impacto da Formação em Egressos da Especialização da Fiocruz
Professional trajectory and education impact on Fiocruz’s specialization graduates

Autor:

• Isabella Fernandes Delgado - Delgado, I.F. - <isabella.delgado@fiocruz.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0610-5324

Coautor(es):

• Carla Lourenço Tavares de Andrade - Andrade, C. L. T - <carlamv@ensp.fiocruz.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3232-0917

• Joviana Quintes Avanci - Avanci, J.Q - <jovi.avanci@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7779-3991

• Suely Ferreira Deslandes - Deslandes, S. F. - <deslandes.s@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7062-3604



Resumo:

O objetivo da pesquisa foi analisar o perfil dos egressos, os efeitos da formação e a trajetória profissional dos que concluíram cursos presenciais de Especialização da Fiocruz. Participaram 1.620 egressos de 79 cursos concluídos entre 2013 e 2020. Foi aplicado questionário antes do ingresso e após o término do curso. Foi realizada descrição da frequência absoluta e relativa das variáveis e desenvolvido modelo de regressão logística binária para identificar variáveis associadas ao impacto positivo do curso. A razão de chance e seu intervalo de confiança de 95% foram as medidas utilizadas. Entre os egressos com impacto positivo do curso concluído: aqueles com cor de pele preta ou parda têm cerca de 40% mais chance de ter impacto positivo do curso do que os de cor de pele branca; os que têm outra formação acadêmica antes do curso têm 1,5 vezes mais chance do que os que não têm outra formação anterior, aqueles que mudaram a atividade profissional em função do curso têm 3,3 mais chance do que os que não estavam trabalhando, os que informaram que o curso estava muito relacionado à atividade profissional têm 5,7 mais chance do que os que relataram que o curso teve pouca ou nenhuma relação; e cada acréscimo de 1 ano no tempo de formado aumenta em 14% a chance do impacto positivo do curso.

Palavras-chave:

Curso lato sensu, Especialização, Egressos, Avaliação, Educação em saúde

Abstract:

The aim of this work was to analyze the profile of graduates, the effects of training and the professional trajectory of those who completed lato sensu courses at Fiocruz. 1,620 graduates participated in 79 courses completed between 2013-2020. A questionnaire was applied before the course and after its completion. A description of the absolute and relative frequency of the variables was realized. A binary logistic regression model was developed to identify variables associated with the positive impact of the course. Odds ratio and its 95% confidence interval were the measures used. Among graduates with a positive impactthe course: those with black/brown skin color are 40% more likely to have a positive impactthe course than those with white skin color; those who have other academic training before the course are 1.5 times more likely than those who have no previous training, those who changed their professional activity as a result of the course have 3.3 more chances than those who were not working, those who reported that the course was closely related to their professional activity had 5.7 more chances than those who reported that the course had little or no relationship. Every one-year increase in time since graduation increases by 14% a chance of the course\'s positive impact.

Keywords:

Lato sensu course, Specialization, Graduates, Evaluation, Health education

Conteúdo:

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Como

Citar

Delgado, I.F., Andrade, C. L. T, Avanci, J.Q, Deslandes, S. F.. Trajetória Profissional e Impacto da Formação em Egressos da Especialização da Fiocruz. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/out). [Citado em 03/01/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/trajetoria-profissional-e-impacto-da-formacao-em-egressos-da-especializacao-da-fiocruz/18554?id=18554&id=18554

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