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0144/2021 - VALIDAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ABUSO NÃO VAI ROLAR” PARA AS JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
VALIDATION OF THE EDUCATIONAL TECHNOLOGY “NO MORE ABUSE ANYMORE” FOR YOUNG PEOPLE WITH INTELLECTUAL DISABILITIES

Autor:

• Keise Bastos Gomes da Nóbrega - Nóbrega, K.B.G. - <nobrega.keise@gmail.com, kbgn@ig.com.br>(
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5837-8183)

Coautor(es):

• Maria Wanderleya de Lavor Coriolano Marinus - Marinus, M. W. de L. C. - <wandenf@yahoo.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7531-2605

• Rosalie Barreto Belian - Belian, RB - <rosalie.belian@ufpe.br, rosalie.belian@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3978-4936)

• Daniela Tavares Gontijo - Gontijo, D.T. - Uberaba, - <danielatgontijo@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2117-0143)



Resumo:

A efetivação de ações educativas, incluindo a prevenção da violência sexual, direcionadas à promoção dos direitos sexuais das jovens com deficiência intelectual, caracteriza-se como um desafio nos serviços que atendem este público. Objetivo: validar, com juízes especialistas, tecnologia educacional direcionada à prevenção do abuso sexual entre as jovens com DI. Método: estudo de validação de conteúdo e aparência, realizado com 25 juízes. As informações foram coletadas através de questionário, considerando os domínios: objetivo, relevância, estrutura e apresentação. Os dados quantitativos foram analisados através do Índice de Validação de Conteúdo e adotado o ponto de corte 0,80, enquanto os dados qualitativos foram submetidos a análise temática de conteúdo. Resultados: a tecnologia educacional “Abuso não vai rolar: aprendendo a se proteger”, foi subsidiada pelo referencial teórico de Vygotsky e é composta por um conjunto de materiais, incluindo livro de histórias e recursos de apoio (boneco, livreto e vídeo explicativo). Essa tecnologia foi validada pelos juízes, com um IVC total de 0,99, obtendo um IVC superior a 0,95 em todos os itens e domínios. Os juízes ressaltaram o caráter relevante e inovador da tecnologia, apresentando sugestões para sua potencialização.

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual; Educação Sexual; Jovens; Tecnologia Educacional; Violência Sexual.

Abstract:

The implementation of educational actions, including the prevention of sexual violence, aimed to promoting the sexual rights of young people with intellectual disabilities, can be characterized as a huge challenge into the services that help this public. Objective: to validate, with expert judges, educational technology aimed to sexual abuse among young people with ID. Method: content and display validation study, performed with 25 judges. Information was collected through a questionnaire, considering the domains: objective, relevance, structure and presentation. Quantitative data were analyzed using the Content Validation Index and adopted the cut-off point 0.80, while qualitative data were analyzed by thematic content analysis. Results: an educational technology “No more abuse anymore: learning to protect yourself”, was subsidized by Vigotsky\'s theoretical framework and consists of a set of materials, including a storybook and support resources (doll, booklet and explanatory video). This technology was validated by the judges, with a total CVI of 0.99, obtaining a CVI greater than 0.95 in all items and domains. The judges highlighted the relevant and innovative nature of the technology, offering suggestions for enhancement.

Keywords:

Intellectual Disability; Sex Education; Young People; Educational Technology; Sexual Violence.

Conteúdo:

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Citar

Nóbrega, K.B.G., Marinus, M. W. de L. C., Belian, RB, Gontijo, D.T.. VALIDAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ABUSO NÃO VAI ROLAR” PARA AS JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2021/abr). [Citado em 21/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/validacao-da-tecnologia-educacional-abuso-nao-vai-rolar-para-as-jovens-com-deficiencia-intelectual/18043?id=18043&id=18043

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