EN PT

Chamadas Públicas



“A SAÚDE DIGITAL E O SUS: AVANÇOS E DESAFIOS”

05/12/2024 | Chamada Pública


“A SAÚDE DIGITAL E O SUS: AVANÇOS E DESAFIOS”

Período: 9 de dezembro de 2024 à 9 de maio de 2025

Editores Convidados: Luiz Felipe Pinto (Doutor em Saúde Pública pela Fiocruz, Professor Associado - UFRJ), Luiz Alexandre Chisini (Doutor em Odontologia pela UFPel, Professor Adjunto UFPel), Fernando Passos Cupertino de Barros (Doutor em Ciências da Saúde pela UnB, Professor Associado UFG), Zulmira Hartz (Doutora em Saúde Comunitária pela Université de Montreal, Canadá, Professora Aposentada Fiocruz-RJ).

 

Essa proposição de um número temático especial é dedicada à publicação de artigos que apresentem o estado da arte atual, com resultados de estudos e pesquisas na área da Saúde Digital, Inteligência Artificial e ferramentas de apoio à tomada de decisão e gestão dos serviços de saúde pública. Contempla o esforço dos sistemas nacionais de saúde em integrar o cuidado em saúde em todos os níveis do sistema. A temática é central nas discussões nos últimos cinco anos, conforme destacou Pimlott em editorial  para principal revista canadense de atenção primária à saúde e, a própria OMS que em 2024, publicou o Manual “Digital transformation handbook for primary health care: optimizing person-centred point of service systems” dando ênfase à atenção primária à saúde. Fundamentalmente estamos falando de ampliação do acesso, desenvolvimento, qualidade e eficiência dos sistemas nacionais de saúde.

Também, o Ministério da Saúde do Brasil, atualizou recentemente os conceitos de Saúde Digital e publicou a Portaria GM/MS nº 3.691, em 23 de maio de 2024.

Neste contexto, serão bem-vindos artigos que abordam inovações na área de Saúde Digital, que discutam os desafios e as estratégias relacionadas ao uso desta e do uso de Inteligência Artificial, especialmente em soluções voltadas para a identificação de fatores de risco, otimização de processos de gestão, fortalecimento do atendimento nos diferentes níveis de atenção à saúde, partindo da atenção primária à saúde. São igualmente pertinentes análises acerca da justiça algorítmica, com enfoque na busca por modelos de IA capazes de promover a equidade em saúde. Também esperamos receber artigos que apresentam conforme a Portaria GM/MS nº 3.691, em 23 de maio de 2024, resultados da implantação das modalidades de serviços assistenciais nela previstos. Um exemplo dessa implantação é o projeto “Maré Digital”  que vem sendo desenvolvido desde 2024 pela Fiocruz com Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Objetivos do Número Temático:

  • Fomentar a divulgação de pesquisas, reflexões e análises que possam subsidiar a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas em saúde, em torno dos desafios para a Saúde Digital, uso da IA e novas ferramentas digitais para à gestão dos serviços de saúde pública;
  • Fomentar / fortalecer as linhas de pesquisa da área de Saúde Digital e IA;
  • Promover a análise crítica e o intercâmbio de experiências sobre o uso de tecnologias digitais e IA na saúde pública, especialmente na gestão e operação dos serviços.
  • Promover a justiça algorítmica, com foco em abordagens que garantam transparência, equidade e diminuição de potenciais vieses na aplicação da IA em saúde pública.
  • Dialogar com a Portaria GM/MS nº 3.691, de 23 de maio de 2024, especialmente apresentando os resultados da implantação das modalidades de serviços assistenciais nela previstos, com ênfase na atenção primária e vigilância em saúde.

Tipos de Artigos Aceitos:

Serão aceitos trabalhos originais, inéditos, podendo ser: ensaios, revisões de literatura, artigos metodológicos, estudos oriundos da implantação e utilização de Saúde Digital em sistemas de saúde no âmbito local, regional ou nacional.

Eixos de Submissão dos Artigos:

Os artigos submetidos devem abordar um ou mais dos seguintes eixos temáticos:

  • Saúde Digital na atenção primária à saúde;
  • Soluções tecnológicas e ferramentas de apoio à gestão dos serviços de saúde pública;
  • Inteligência artificial na interpretação de imagens;
  • Modelos de machine e deep learning para predição de diferentes agravos em saúde;
  • Modelos de IA para personalização de cuidados e acompanhamento de pacientes na rede de serviços.

Observações:

1) Serão priorizados aqueles artigos submetidos que integrem na discussão o uso da Saúde Digital, IA e ferramentas em gestão local, regional ou nacional.

Os trabalhos enviados serão avaliados pelas(os) editoras(es) convidadas(os), por pares e pela editoria da Revista Ciência & Saúde Coletiva. Todos os artigos devem, além de focar uma ou mais linhas temáticas, seguir as orientações e normas para envio de artigos que constam na página web da revista:

Português:

https://cienciaesaudecoletiva.com.br/uploads/atualizacao_CSC_ptbr_2024_REV_Normas.pdf

Espanhol:

https://cienciaesaudecoletiva.com.br/uploads/atualizacao_CSC_es_2024_REV_Normas.pdf

Inglês:

https://cienciaesaudecoletiva.com.br/uploads/atualizacao_CSC_en_2024_REV_Normas.pdf

 

Os artigos serão publicados em português, inglês e espanhol.

Os textos que não atendam os pré-requisitos não serão avaliados. Os textos deverão ser encaminhados em “doc/docx” (arquivo salvo do Word) com todos os dados das(os) autoras(es) (filiação, ORCID, e-mail) para o e-mail indicado nesta chamada.

E-mail para submissão: saudedigital2025@gmail.com

Atenção: Não serão considerados para este número temático artigos submetidos previamente na Plataforma ScholarONE da Revista

 

NOTA:

1) Só recebemos artigos para a chamada no e-mail indicado.

Esse número tem financiamento e os autores(as) que forem selecionados(as) estão isentas(os) da taxa de submissão.

 







Realização



Patrocínio