Homoparentalidade: desafios para a saúde coletiva
Objetivo:
Esta chamada pública visa estimular o debate e promover a disseminação científica da produção sobre a temática Homoparentalidade e Saúde Coletiva.
Justificativa:
Homoparentalidade ou parentalidade homoafetiva corresponde ao termo utilizado para abordar a constituição de famílias criadas por um adulto, que se autodesigna homossexual, ou por um casal de mesmo sexo, e pode envolver as seguintes situações: adoção legal ou informal, acesso a tecnologias reprodutivas ou filhos havidos de uma relação heterossexual prévia. Interessa proporcionar a discussão de como essas novas configurações parentais, diferentes do modelo hegemônico de parentalidade heterossexual, têm sido experienciadas pelos indivíduos e casais do mesmo sexo e percebidas, analisadas e cuidadas em contextos como comunidade, serviços e sistemas de saúde. Nesse sentido, a exemplo da Estratégia da Saúde da Família, observa-se a hegemonia do modelo de parentalidade heterossexual, que desconsidera ou invisibiliza – dentre outras organizações – relações parentais envolvendo gays e lésbicas que se afiguram como família. Essa lógica pode comprometer, tanto no âmbito da formação e atuação de profissionais, quanto na organização dos serviços de saúde, uma abordagem plural sobre o assunto em questão. Assim, partindo de diferentes abordagens metodológicas espera-se que este número temático possa contribuir para a reflexão crítica de novas parentalidades no âmbito da Saúde Coletiva.
Nessa perspectiva, as seguintes linhas temáticas serão priorizadas:
(Outras não contempladas nesta lista poderão se apresentar, desde que articule homoparentalidade e saúde coletiva)
- Hegemonia da parentalidade consanguínea e suas implicações na área da saúde
- Implicações dos direitos sexuais e reprodutivos nas organizações familiares
- Acesso a serviços de saúde
- Organização e cuidados em práticas de saúde
- Adoção envolvendo gays e lésbicas e suas repercussões na área da saúde
- Homoparentalidade e cuidados prestados por profissionais de saúde
- Masculinidades/feminilidades e saúde da família
- Homoparentalidade e tecnologias reprodutivas
- Dinâmicas parentais e cuidados em saúde
Normas para a publicação na Revista:
Os trabalhos enviados para serem avaliados devem, além de focar uma ou mais linhas temáticas, seguir as orientações e normas para envio de artigos que constam na página Web da Revista Ciência & Saúde Coletiva – www.cienciaesaudecoletiva.com.br. Textos que não atendam a esses dois pré-requisitos não serão avaliados. Os textos deverão ser encaminhados em Word para o e-mail saudehomoparentalidade@gmail.com, junto com uma Carta de Apresentação em que as/os autoras/es situem o contexto de sua elaboração, bem como sua inovação e repercussão no âmbito da saúde coletiva.
Esta chamada pública estará aberta de 02 de julho a 30 de setembro 16 de outubro de 2023 (NOVA DATA).
Editoras/es Convidadas/os:
Romeu Gomes – IFF/Fiocruz
Rosana Machin – FMUSP
Márcia Thereza Couto - FMUSP
Marcos Nascimento – IFF/Fiocruz