Por um desempenho mais resiliente do SUS: políticas, práticas e tecnologias
ABERTURA: 01/12/2023
ENCERRAMENTO: 30/03/2024
Editores Convidados:
Alessandro Jatoba – CEE/FIOCRUZ
Paulo Victor Rodrigues de Carvalho – CEE/FIOCRUZ
Paula de Castro Nunes – CEE/Fiocruz
Connie Junghans-Minton – Imperial College London
Modalidade: Chamada Pública
Quantidade de artigos: até 25 manuscritos selecionados
Justificativa
As tragédias recentes, não só aquelas causadas por epidemias, mas também por conflitos militares, turbulências políticas ou catástrofes naturais como as mudanças climáticas, têm levado a comunidade científica global, em especial no campo da Saúde Coletiva, a reavaliar o conceito de resiliência quando aplicado aos sistemas públicos de saúde. Um exemplo desse cenário foi o enfrentamento da pandemia da Covid-19, que trouxe à tona a necessidade de fortalecer o desempenho resiliente de sistemas nacionais de saúde, visto que mesmo sistemas com capacidades institucionais bem desenvolvidas apresentaram dificuldades em lidar com a pandemia e suas consequências.
A proposta deste número temático – Por um desempenho mais resiliente do SUS: políticas, práticas e tecnologias – se enquadra numa nova tendência das publicações recentes (pós-covid) sobre a resiliência de sistemas de saúde, cujo foco tem sido o desempenho dos sistemas – para além de suas capacidades institucionais.
Por fim, observamos que o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa de um desempenho cada mais resiliente para ser capaz de lidar com os desafios por vir, seja o potencial surgimento de novas enfermidades, agravamento das condições de vulnerabilidade das populações, aumentos súbitos de demanda, entre outras possíveis perturbações. Ao mesmo, tempo, é necessário se adaptar a tais transformações do cenário sem deixar de garantir o cuidado em condições adequadas de acesso, qualidade e resolutividade.
Este número especial receberá artigos que tratem do desempenho resiliente de sistemas de saúde conforme os temas abaixo, mas não restritos a eles:
• Modelagem e avaliação do desempenho resiliente em sistemas de saúde;
• Sistemas de indicadores para resiliência na saúde;
• Desempenho de Políticas públicas e sua relação com a resiliência dos sistemas de saúde;
• Discussão de práticas que fortaleçam a resiliência e combatam fragilidades nos diferentes níveis do cuidado;
• Análise da implementação de políticas de saúde com foco na resiliência de programas e serviços;
• Tecnologias digitais, de informação e comunicação, e de organização do trabalho que favoreçam o desempenho resiliente;
• Ensaios e revisões da literatura sobre conceituação e definições de desempenho resiliente em saúde;
• Relatos de experiência sobre situações críticas e sua relação com a resiliência ou fragilidade do sistema/organização;
Aceitam-se artigos originais, ensaios, revisões bibliográficas, artigos de opinião, relatos de experiência, resenhas e entrevistas – em português, inglês ou espanhol. Serão publicados no máximo dois artigos por autor, sendo apenas um como autor principal. Não há limite de autores por artigos, desde que suas contribuições sejam adequadamente descritas, significativas e de acordo com os critérios definidos nas normas de publicação da Ciência & Saúde Coletiva. A previsão de publicação desta edição temática é o segundo semestre de 2024.
ESTA CHAMADA PÚBLICA ESTARÁ ABERTA do dia 1o de dezembro de 2023 até o dia 30/03/2024.
Só aceitaremos artigos enviados por e-mail.
OS ARTIGOS DEVERÃO SER ENVIADOS UNICAMENTE PARA O E-MAIL resilisus@fiocruz.br
Os trabalhos enviados para serem avaliados devem, além de focar uma ou mais linhas temáticas, seguir as orientações e normas para envio de artigos que constam na página Web da Revista Ciência & Saúde Coletiva – https://cienciaesaudecoletiva.com.br/uploads/Atualiza%C3%A7%C3%A3o_CSC_portugues-2023-REV-Normas.pdf
Textos que não atendam os pré-requisitos não serão avaliados. Os textos deverão ser encaminhados em Word com todos os dados dos autores (filiação e e-mail de todos os autores) para o e-mail indicado nesta chamada. (Não serão aceitos artigos submetidos na plataforma ScholarONE).