0083/2016 - A formação de profissionais na pós-graduação em saúde pública e atenção primária à saúde noMunicípio do Rio de Janeiro A formação de profissionais na pós-graduação em saúde pública e atenção primária à saúde noMunicípio do Rio de Janeiro
• Elyne Engstrom - Engstrom, Elyne - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - xxxx - <elyneengstrom@gmail.com>
Coautor(es):
• Sandra Aparecida Venâncio - Venâncio, Sandra Aparecida - Fiocruz., Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Departamento de Ciências Sociais - <sandravs@ensp.fiocruz.br>
• Jose Inacio Jardim Motta - Motta, J.I.J - Rio de Janeiro, RJ - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Departamento de Ciências Sociais - <inacio@ensp.fiocruz.br>
Área Temática:
Não Categorizado
Resumo:
Visando discutir a formação profissional na pós-graduação para o sistema público de saúde que integre os campos da saúde pública e da atenção primária à saúde (APS), este artigo tem por objetivo refletir sobre a construção e proposta metodológica de dois cursos desenvolvidos pela ENSP/Fiocruz em parceria com o Município/RJ, entre 2010-2014: Mestrado Profissional/APS (MPAPS) e Especialização em Saúde Pública. Metodologia: sistematização de documentos acadêmicos dos cursos, com elaboração de categorias analíticas emergentes (histórico gerencial-interface teóricas, campo pedagógico). Resultados/Discussão: Duas turmas de MPAPS (n=24 alunos/turma) e cinco de Especialização (média de 30/turma) foram desenvolvidas no período, com aprovação em torno de 90-80%, com estrutura curricular ajustada à realidade local. Destacam-se como desafios implementados: 1) no plano epistemológico: desenvolvimento de competências para formação profissional que produzissem sentidos coerentes à saúde, como produção social/cultural; 2) na perspectiva da aprendizagem: elaboração de dinâmicas que valorizassem os sujeitos da aprendizagem, seus contextos socioculturais e experiências; 3) ambientes e relações do trabalho, com problematização das mesmas, trazendo-as para o ambiente de aprendizagem. Os autores refletem acerca das potencialidades desta experiência para mudanças do modelo de atenção à saúde.
Palavras-chave:
educação em saúde
saúde pública
atenção primária à saúde
formação profissional
Abstract:
In ordertodiscussthevocational training in gradschool for thepublichealth system thatintegratesthefieldsofpublichealthandprimaryhealthcare (PHC), thisarticleaimstoreflectonthemethodologicalproposalandconstructionoftwocoursesdevelopedby ENSP/Fiocruz in partnershipwiththeMunicipality/RJ, between 2010-2014: master Profissional/APS (MPAPS) and a minor in publichealth. Methodology: systematizationofacademiccourses, documentswithelaborationofemerginganalyticalcategories (managerialhistory-theoreticalpedagogic interface). Results/Discussion: Twogroupsof MPAPS (n = 24 alunos/turma) andfiveofspecialization (30/turma average) weredeveloped in theperiod, withapproval ratings around 90-80%, with curricular structureadjustedto local realities. Stand out as challengesimplemented: 1) in theepistemologicalplan: developingskills for vocational training toproducecoherentdirectionstohealth, as social/cultural production; 2) with a viewtolearning: developmentof dynamics that valorizassem thesubjectoflearning, theirsocio-culturalcontextsandexperiences; 3) environmentsand labor relations, withquestioning, bringingthemtothelearningenvironment. The authorsconsideredthepotentialofthisexperiencetochangehealthcaremodel.
Keywords:
health education
public health
primary health care
staff development
A formação de profissionais na pós-graduação em saúde pública e atenção primária à saúde noMunicípio do Rio de Janeiro
Resumo (abstract):
In ordertodiscussthevocational training in gradschool for thepublichealth system thatintegratesthefieldsofpublichealthandprimaryhealthcare (PHC), thisarticleaimstoreflectonthemethodologicalproposalandconstructionoftwocoursesdevelopedby ENSP/Fiocruz in partnershipwiththeMunicipality/RJ, between 2010-2014: master Profissional/APS (MPAPS) and a minor in publichealth. Methodology: systematizationofacademiccourses, documentswithelaborationofemerginganalyticalcategories (managerialhistory-theoreticalpedagogic interface). Results/Discussion: Twogroupsof MPAPS (n = 24 alunos/turma) andfiveofspecialization (30/turma average) weredeveloped in theperiod, withapproval ratings around 90-80%, with curricular structureadjustedto local realities. Stand out as challengesimplemented: 1) in theepistemologicalplan: developingskills for vocational training toproducecoherentdirectionstohealth, as social/cultural production; 2) with a viewtolearning: developmentof dynamics that valorizassem thesubjectoflearning, theirsocio-culturalcontextsandexperiences; 3) environmentsand labor relations, withquestioning, bringingthemtothelearningenvironment. The authorsconsideredthepotentialofthisexperiencetochangehealthcaremodel.
Palavras-chave (keywords):
health education
public health
primary health care
staff development
Engstrom, Elyne, Venâncio, Sandra Aparecida, Motta, J.I.J. A formação de profissionais na pós-graduação em saúde pública e atenção primária à saúde noMunicípio do Rio de Janeiro. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/fev). [Citado em 24/12/2024].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-formacao-de-profissionais-na-posgraduacao-em-saude-publica-e-atencao-primaria-a-saude-nomunicipio-do-rio-de-janeiro/15505?id=15505&id=15505