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0055/2016 - Ações para melhoria do conforto acústico em instituições de educação infantil.
Actions to improve comfort acoustic in early childhood education institutions.

Autor:

• Marcia Simões-Zenari - Simões-Zenari, Marcia - USP, FOFITO - <marciasz@usp.br>

Coautor(es):

• Luiz Ferreira Calaço Sobrinho - Calaço Sobrinho, Luiz Ferreira - USP, FOFITO - <luizcalaco@gmail.com>

• Mariangela Lopes Bitar - Bitar, Mariangela Lopes - USP, FOFITO - <mlbitar@usp.br>


Área Temática:

Saúde da Criança e do Adolescente

Resumo:

Elevados níveis de pressão sonora têm sido observados em escolas e, por sua interferência na saúde das crianças e professores, teve-se por objetivo analisar esses níveis em centros de educação infantil que atendem crianças com idades entre zero e seis anos, investigar a percepção dos funcionários quanto à exposição ao ruído e identificar a audição desses trabalhadores. O estudo foi realizado em dez instituições que empregam 320 trabalhadores. Os níveis de pressão sonora foram medidos segundo as normas técnicas, os funcionários preencheram questionário sobre a percepção do ruído e passaram por avaliação auditiva. Observou-se elevado nível de pressão sonora e diferenças entre as instituições, situações e locais. A maioria dos funcionários se considerou exposta ao ruído com dificuldades de atenção e concentração, ansiedade e dor de cabeça. Cerca de 30% dos funcionários apresentaram perda auditiva neurossensorial bilateral em frequências específicas. Os níveis de pressão sonora encontrados podem comprometer a aprendizagem das crianças e a saúde de todos. Os funcionários percebem o ruído e indicam prejuízos em sua rotina de trabalho. Ações para melhorar o conforto acústico nessas instituições foram discutidas e estão sendo implementadas.

Palavras-chave:

ruído ocupacionalefeitos do ruídomedição de ruídocrechesPromoção da Saúde

Abstract:

High sound pressure levels have been observed in schools, and its interference in the health of children and teachers it was taken to analyze these levels in childhood education centers serving children aged zero to six years, investigate the staff’s perceptions concerning noise exposure and identify the auditory conditions of these workers. The study was conducted in ten institutions employing 320 workers. Sound pressure levels were measured according to the technical norms; employees completed a questionnaire on the perception of noise and underwent auditory evaluation. There was high sound pressure level and differences between institutions, situations and places. Most employees are considered exposed to noise with attention and concentration difficulties, anxiety and headache. About 30% of employees had bilateral sensorineural hearing loss in specific frequency. The sound pressure levels found can affect children‘s learning and the health of all. The employees also perceived elevated levels of noise and indicated some possible negative aspects in their work routine. Actions to improve the acoustic comfort in these institutions were discussed and are being implemented.



Keywords:

noiseoccupationalnoise effectsnoise measurementchild day care centersHealth Promotion

Conteúdo:

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Como

Citar

Simões-Zenari, Marcia, Calaço Sobrinho, Luiz Ferreira, Bitar, Mariangela Lopes. Ações para melhoria do conforto acústico em instituições de educação infantil.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/jan). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/acoes-para-melhoria-do-conforto-acustico-em-instituicoes-de-educacao-infantil/15477?id=15477&id=15477

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