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0084/2017 - Adequações do piloto do programa Unplugged#Tamojunto para promoção à saúde e prevenção de drogas em escolas brasileiras
Adaptations of the pilot of the program Unplugged#Tamojunto for health promotion and drug prevention in Brazilian schools

Autor:

• RAQUEL TURCI PEDROSO - PEDROSO, RAQUEL TURCI - Ministerio da Saude - <raquel.turci@gmail.com>

Coautor(es):

• Edgar Merchan-Hamann - Merchan-Hamann, E - Universidade de Brasilia - <merchan.hamann@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6775-9466


Área Temática:

Alimentação, Nutrição e Saúde

Resumo:

A prevenção ao uso de álcool e outras drogas no Brasil é marcada pela descontinuidade e pelo predomínio de um modelo não baseado em evidência. No ano de 2013, a Coordenação Geral de Saúde Mental, álcool e outras drogas, do Ministério da Saúde, implementou o programa escolar europeu Unplugged#Tamojunto, nos municípios de São Paulo/SP, São Bernardo do Campo/SP e Florianópolis/SC, envolvendo 2161 educandos da rede pública. O objetivo da pesquisa foi a elaboração de recomendações de adequação do programa ao contexto brasileiro. O estudo qualitativo, baseado na Teoria Fundamentada Construtivista, analisou os documentos institucionais: “Diários Cartográficos”, “Matriz lógica de adaptação cultural” e relatório de pesquisa titulado “Resultados da Avaliação da Implantação Piloto do Programa Unplugged em São Paulo e Santa Catarina” (UFSC e UNIFESP). As formulações teóricas, organizadas a partir da Teoria de Difusão de Inovações, revelaram que é necessário: mudança paradigmática da abordagem de drogas pelos profissionais, maior adesão a metodologias interativas, adequação no tempo da hora-aula, compromisso da gestão escolar, fomento da intersetorialidade entre saúde e educação, consolidação de um monitoramento de processo e um alinhamento ético com os princípios da promoção da saúde.

Palavras-chave:

Promoção da SaúdePrevenção PrimáriaSaúde EscolarProgramas Governamentais

Abstract:

The prevention of alcohol and drug use in Brazil is marked by the discontinuity and the predominance of a model not based on evidence. In the year 2013, the General Coordination of Mental Health, alcohol and other drugs (Ministry of Health), implemented the European school program Unplugged#Tamojunto, in the municipalities of São Paulo/SP, São Bernardo do Campo/SP and Florianópolis/SC, involving 2161 Public school students. The objective of the research was the elaboration of recommendations of adequacy of the program to the Brazilian context. The qualitative study, based on the Constructivist Grounded Theory, analyzed the institutional documents: "Cartographic Diaries", "Logical Spread sheet of Cultural Adaptation" and a research report titled "Results of the Pilot Deployment of the Unplugged Program in São Paulo and Santa Catarina" (UFSC and UNIFESP). Theoretical formulations, based on the Theory of Diffusion of Innovations, revealed that it is necessary: a paradigmatic change in the approach of drugs by professionals, greater adherence to interactive methodologies, adaptation of class time, commitment to school management, promotion of intersectoriality between health and education, consolidation of monitoring process and ethical alignment with the principles of health promotion.

Keywords:

Health PromotionPrimary PreventionSchool HealthGovernment Programs

Conteúdo:

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Como

Citar

PEDROSO, RAQUEL TURCI, Merchan-Hamann, E. Adequações do piloto do programa Unplugged#Tamojunto para promoção à saúde e prevenção de drogas em escolas brasileiras. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2017/mar). [Citado em 22/01/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/adequacoes-do-piloto-do-programa-unpluggedtamojunto-para-promocao-a-saude-e-prevencao-de-drogas-em-escolas-brasileiras/16130?id=16130&id=16130

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