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0416/2016 - Alimentação Escolar no Brasil e Estados Unidos: Uma revisão integrativa
School Feeding in Brazil and the United States: An integrative review

Autor:

• Josiane Tiborski Cesar - Cesar, Josiane Tiborski - Universidade Federal do Paraná, Nutrição - <josi.tice@hotmail.com> +

Coautor(es):

• Emanuele de Araujo Valentim - Valentim, Emanuele de Araujo - Universidade Federal do Paraná, Nutrição - <emanuele.valentim@gmail.com>

• Claudia Choma Almeida - Almeida, Claudia Choma - Universidade Federal do Paraná, Nutrição - <clauchoma@gmail.com>

• Maria Eliana Madalozzo Schieferdecker - Schieferdecker, Maria Eliana Madalozzo - Universidade Federal do Paraná, Nutrição - <meliana.ufpr@gmail.com>

• Suely Teresinha Schmidt - Schmidt, Suely Teresinha - Universidade Federal do Paraná, Nutrição - <suely.ufpr@gmail.com>


Área Temática:

Alimentação, Nutrição e Saúde

Resumo:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que teve como objetivo identificar os fatores que influenciam a adesão e a aceitação da alimentação escolar entre estudantes brasileiros e americanos, e apontar as principais diferenças entre os programas desses dois países. A busca dos trabalhos científicos foi realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Pubmed, Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Science Direct. Os dados foram coletados no período de julho a agosto de 2015, utilizando os seguintes descritores em português e inglês: “adesão à alimentação escolar” (adherence of school feeding), “aceitação à alimentação escolar” (accepting of school feeding), “Programa Nacional de Alimentação Escolar” e “National School Lunch Program”. A busca resultou em 07 artigos brasileiros e 07 artigos americanos, publicados entre os períodos de 2004 a 2014, além das legislações vigentes de cada programa, selecionadas nos sites eletrônicos dos órgãos responsáveis pelo gerenciamento dos mesmos. Após análise descritiva e comparativa, os resultados demonstraram que a adesão e aceitação são baixas em ambos os programas, e que são influenciadas por fatores socioeconômicos, alimentos competitivos presentes no ambiente escolar e pelas preferências alimentares dos alunos.

Palavras-chave:

Políticas PúblicasAlimentação Escolar

Abstract:

This paper is an integrative review that had the objective to identify the factors that influence the adhesion and acceptance of school feeding between Brazilian and American students, and to show the main differences between these two programs. It was used the following databases: Latin American and Caribbean Health Sciences (Lilacs), Pubmed, Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Science Direct. Data were collected during the period of July-August 2015, using the following key words in Portuguese and English: “adherence of school feeding” (adesão à alimentação escolar), “accepting of school feeding” (aceitação à alimentação escolar), “National School Lunch Program” and “Programa Nacional de Alimentação Escolar”. The search resulted in 07 Brazilian articles and 07 Americans articles published between 2004 and 2014, besides the current laws of each program, selected in the electronic sites of responsible agencies for managing them. After descriptive and comparative analysis, the results showed that the adhesion and acceptance are low in both programs, and that are influenced by socioeconomic factors, competitive foods present in the school environment and students food preferences.

Keywords:

Public PoliciesSchool Feeding

Conteúdo:

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Outros idiomas:







Como

Citar

Cesar, Josiane Tiborski, Valentim, Emanuele de Araujo, Almeida, Claudia Choma, Schieferdecker, Maria Eliana Madalozzo, Schmidt, Suely Teresinha. Alimentação Escolar no Brasil e Estados Unidos: Uma revisão integrativa. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/ago). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/alimentacao-escolar-no-brasil-e-estados-unidos-uma-revisao-integrativa/15842?id=15842&id=15842

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