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0017/2016 - Bullying e uso de substâncias psicoativas na adolescência: Uma revisão sistemática.
Bullying and substance use in adolescence: A systematic review.

Autor:

• Cristina Lessa Horta - Horta, Cristina Lessa - PUCRS, PPG Psicologia - <cristinalessahorta@gmail.com>

Coautor(es):

• Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo - PUCRS, PPG Psicologia - <carolina.lisboa@pucrs.br>

• Daniela Centenaro Levandowski - Levandowski, D.C - UFCSPA, Psicologia - <danielal@ufcspa.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6338-7287

• João Luis Weber - Weber, João Luis - PUCRS, PPG Psicologia - <jlweber27@gmail.com>

• Rogério Lessa Horta - Horta, RL - porto alegre, RS - Unisinos, PPG Saude Coletiva - <rogeriohortamed@gmail.com>

• Ariela Mester - Mester, Ariela - PUCRS - <ariela_mester@hotmail.com>

• Daniele Lindern - Lindern, Daniele - PUCRS, PPG Psicologia - <dani.lindern@gmail.com>


Área Temática:

Saúde Mental

Resumo:

Bullying e uso de substâncias psicoativas são fenômenos prevalentes entre adolescentes e apontados como problemas de saúde que podem comprometer o desenvolvimento de todos os envolvidos. Esse estudo de revisão sistemática da literatura pretendeu identificar em que medida o envolvimento em situações de bullying e uso de substâncias psicoativas na adolescência se associam, além de verificar se há diferenças em relação ao papel social do bullying. A partir da busca de artigos empíricos publicados entre janeiro de 2009 e dezembro de 2014 em sete bases de dados eletrônicas, foram identificados 585 registros. Aplicados os critérios de inclusão e de exclusão, restaram 40 estudos que foram analisados a partir do seu delineamento, características da amostra e resultados obtidos sobre a relação entre bullying e uso de substâncias psicoativas. A maioria dos estudos é de delineamento quantitativo transversal, com amostras mistas, de meninos e meninas, sendo a escola o local onde esses fenômenos tem sido preferencialmente estudados. Evidenciou-se associação entre perpetração de bullying e uso de substâncias para adolescentes de ambos os sexos. Em relação à vitimização por bullying, não foi possível precisar a direção e a caracterização da relação com o uso de substâncias.

Palavras-chave:

bullyingdrogasadolescenterevisão sistemática

Abstract:

Bullying and substance abuse are prevalent phenomena among adolescents and identified as health problems that may compromise the development of all those involved. This study is a systematic literature review that aims to identify the extent to which involvement in bullying and substance use in adolescence are associated, as well as check for differences regarding the social roles of bullying. From the search for empirical articles published between January 2009 and December 2014 in seven electronic databases, 585 records were identified. Applied the criteria for inclusion and exclusion, 40 studies were analyzedits design, characteristics of the sample and results on the relationship between bullying and substance abuse. Most studies are cross-sectional, showed mixed samples of boys and girls and the school was the place the phenomena are preferably studied. Association between bullying perpetration and substance use for adolescents of both sexes is shown. In relation to victimization by bullying, it was not possible to determine the direction and characterization of the relationship with substance use.

Keywords:

Bullyingdrugsadolescentsystematic review

Conteúdo:

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Como

Citar

Horta, Cristina Lessa, Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo, Levandowski, D.C, Weber, João Luis, Horta, RL, Mester, Ariela, Lindern, Daniele. Bullying e uso de substâncias psicoativas na adolescência: Uma revisão sistemática.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/jan). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/bullying-e-uso-de-substancias-psicoativas-na-adolescencia-uma-revisao-sistematica/15438?id=15438&id=15438

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